Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pensava Como Menino | Pr. Olavo Feijó

1 Coríntios 13:11 - Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Antes de declarar a superioridade do amor entre os dons espirituais, Paulo dá a entender que a postura do amor está relacionada com o amadurecimento espiritual. ”Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para traz as coisas de menino.” (I Coríntios 13.11).

O Espírito não distribui dons de qualquer jeito, aleatoriamente. Dons espirituais não são coisas a serem esbanjadas.

Eles têm um preço e um significado. O amor não é um dom para meninos na fé. Amor é uma atitude de maturidade espiritual.

A Bíblia não é um livro de receitas sentimentais ou românticas. Ser crente é coisa de gente espiritualmente madura. Amadurecida pela vivência dos dons do Espírito, no meio de gerações perversas.

A igreja de Cristo não foi feita apenas para cultivarmos boas “Amizades”. Para gozarmos de um ambiente social.

A igreja de Cristo deve ser um corpo de pessoas que, com compreensão e decisão, aceitaram o senhorio de Jesus. E que, conseqüentemente, não pensam mais como meninos.

Este é o ano!

Você já parou para pensar o que Deus pode fazer na sua vida em um ano? Uma reviravolta incrível!

Faça parte do grupo de pessoas que sonha e tem os sonhos realizados.

Se a maioria das pessoas nutre grandes sonhos, por que é, então, que somente a minoria consegue realiza-los?

É porque desiste deles. Não se dispõe a pagar o preço, a sacrificar-se por eles e acaba desistindo. Falta perseverança.

Quando alguém nutre o sonho de ser médico, por exemplo, e este sonho permanece vivo dentro dele, existe o sacrifício para pagar as mensalidades da faculdade que, geralmente, são muito altas! Sacrifica horas de lazer, passeios, baladas, para se dedicar exclusivamente àquele sonho, àquele objetivo. Esse alguém mantém o sonho vivo, aceso, quente no interior dele. Faz o possível e o impossível para realizá-lo. Paga o preço que for e, tão logo, vê o sonho realizado tornando-se num médico de sucesso. Pagou o custo. Veio o benefício.

A pessoa paga o preço e não mede esforços quando mantém o sonho ardendo dentro dela. Persevera e não alui o pé da rocha. Um atleta que quer se tornar campeão, por exemplo, sacrifica os finais de semanas para fins exclusivos de treinamentos. Horas de lazer, diversões, conforto no seio da família, já não existem para ele. Dorme, muitas vezes, em alojamentos longe do lar confortável, do afeto familiar, e o pouco que ganha investe por inteiro na realização daquele sonho. Leva com ele a certeza que um dia irá colher o fruto de todo aquele sacrifício.

Da mesma forma é o sonho de ser um empresário, um advogado, um economista, um grande empreendedor. Da mesma forma também, vem a realização de conquistas familiares, de saúde e espirituais. Se em sacrifícios naturais existem recompensas, quanto mais nos espirituais!

A perseverança e o sacrifício são marcas muito fortes na vida de um homem de sucesso. Além do que, munido de tanta perseverança, procura fazer tudo sempre muito bem feito. Entende que, se vale a pena fazer uma coisa, vale a pena fazê-la bem feita. Muitos homens fazem fortuna conduzindo os negócios de forma cuidadosa e prudente enquanto outros permanecem pobres por fazerem tudo que fazem pela metade e, sempre muito mal feito. Em outras palavras, isso é traduzido como falta de perseverança. Você confia em alguém que trata e não cumpre? Que fala e não faz? Que para no meio do caminho? Que tudo resolve pela metade? Que dá um passo em frente e dois para trás?

Ambição, objetivo, energia, diligência e perseverança são itens a serem considerados e in-dispensáveis para obter sucesso nos negócios ou em qualquer outra área.

O dinheiro, o sucesso em todas as áreas, sempre favorece os valentes, os bravos, os prudentes, os perseverantes e lutadores. Nunca auxilia o homem que não ajuda a ele mesmo.

Não é prudente passar o tempo esperando que alguma coisa aconteça. Não importa quão bem sucedido um homem seja nos negócios ou na vida; não importa o quanto de força ele tem; ao se afastar dos caminhos de Deus, transforma-se num Sansão sem cabelos, sua força o deserda e ele se torna em igual aos demais homens: vulnerável.

Para vencer no decorrer deste ano é preciso plantar, sacrificar, lutar sem cessar e depender, perseverantemente, da força que vem de Deus, da providência divina. Disse Jesus: Sem mim nada podereis fazer.

Mais vale um dia na presença de Deus do que mil, em qualquer outro lugar, diz a Bíblia. Já parou para pensar o que Deus pode fazer na sua vida em um ano?

Fortaleça-se. Porque, quando acontece o enfraquecimento do sonho, a vida se volta às ilusões do mundo como prazeres, baladas, diversões, coisas vãs e passageiras. O sonho enfraqueceu e foi trocado por futilidades. Não houve sacrifício, não houve confiança e muito menos perseverança no aquecimento do sonho para que a chama permanecesse viva e ardendo no coração.

Meu amigo; o caminho para a conquista é o plantio, a perseverança e o sacrifício na dependência de Deus. O Senhor Jesus nos alcançou por intermédio do sacrifício. E andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave (Efésios 2).

Jesus Se entregou como oferta e sacrifício a Deus. O sacrifício d’Ele foi alto, foi grandioso, muito forte!

E, é ao olharmos o resultado desse sacrifício e a imensa glória d’Ele, que nos lembramos do que disse Jesus: Sede meus imitadores (Efésios 5).

É assim em todos os aspectos de nosso viver diário. Espiritual-mente, não é diferente. Quando a pessoa troca momentos de orações, de louvores, campanhas com intensos sacrifícios e profundos propósitos na presença de Deus, por passeios, diversões, comodismo, coisas vãs da vida, é porque a fé e o sonho enfraqueceram; e nesta vida nós pagamos o preço por sacrificar e também por não sacrificar; por termos nos esforçado ou por não termos nos esforçado.

Iniciamos novo ano com novas oportunidades. Sonhe, projete, persevere, sacrifique e conquiste.

Que seja na presença constante de Deus. Este ano de 2011 é o “Ano da Grande Colheita”. Vamos nesta fé. Este é o ano!

Deus o abençoe.

Bispo

Maurílio Júnior Ribeiro

Não se acomode na fé

As pessoas que não se acomodam tendem a conquistar coisas grandes, pois lutam sem cessar para atingir os objetivos traçados.

Boa parte dos seres humanos tem a tendência para se acomodar e aceitar a vida como ela é. São muitos os que aceitam “não” como resposta, sem lutar pelo que querem. Não perseveram. São incrédulas e como resultado, nada é o que conquistam. Quando surge um obstáculo, por menor que seja, desistem, desanimam e se entregam a um comodismo doentio. Escondem-se atrás de desculpas e aceitações negativas.

O comodismo enfraquece a fé e paralisa-a. Infelizmente isso acontece com muitas pessoas; vivem um tipo de fé muito fraco, que não oferece resultado algum.

Devemos fortalecer nossa fé a exemplo de Abraão que não deixou se enfraquecer nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido – Abraão já tinha quase cem anos e Sara não tinha mais idade fértil –, nem tão pouco para o amortecimento do ventre de Sara. Abraão não duvidou da Promessa de Deus, não usou de incredulidade, foi fortificado na fé dando glória a Deus.

Não podemos permitir que nossa fé enfraqueça. Jamais aceitar falta de soluções. Para aquele que crê no poder de Deus, todos os problemas têm solução.

São muitos os exemplos bíblicos de homens que, pela fé, …venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas , fecharam bocas de leões, apagaram a força do fogo , escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram força, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos estranhos (Hebreus 11. 31 ao 34).

Pessoas acomodadas são fracas, não querem mudança, são conformadas com a vida que levam, mesmo se for vida miserável e sofrida. Gideão estava infeliz e re-voltado com a vida. Porém, não estava acomodado. Deus viu a fé e a força dele e disse: “Vai nessa tua força”. E ele mudou a vida do povo de Israel que estava na miséria e na humilhação sendo roubados pelos midianitas.

Deus espera que tenhamos maturidade espiritual. Não se deve agir com fraqueza e co-modismo. Não vos conformeis com este mundo, mas transforma- vos pela renovação do e n t e n d i m e n t o (Romanos 12.2).

Quando as pessoas inteligentes entendem e percebem que estão acomodadas, reagem com muita força e não se conformam com o mal que as aflige, pois sabem que é tolice acomodar-se e afligir-se.

São tantos os que não se esforçam para vencer a passividade e permanecem na derrota. Vejo muita gente conformada, sem projetos, sem sonhos, sem objetivos na vida , descrente de tudo. E vejo também, pessoas na igreja projetando e realizando os sonhos. Entendem que tem que agir a fé. Fortaleça a fé e vença o comodismo. E tenha uma vida de vitórias e conquistas.

Deus abençoe.

Bispo

Eduardo Henrique

Lance-se e descubra

Vá para onde as águas são mais fundas (Lucas 5.4)

A única maneira de viver a vida de forma realizada é dando muitos e muitos passos de fé.

Por causa do sentimento de medo, são muitas as pessoas que nunca se lançam, não dão passos de fé e, assim, nunca descobrem do que são capazes. São muitos também, os que perdem a vontade de Deus para suas vidas porque querem agir com segurança tendo medo de depender de Deus. Cada um de nós precisa obedecer a Deus quando Ele quer que nos lancemos em coisas novas ou desafiadoras. Se as pessoas tomassem a decisão de não perder nenhuma oportunidade que Deus lhes dá atingiriam a plena realização.

Não quero chegar ao fim da minha vida e dizer: vivi segura, mas lamento por isso. E sinto que o lema de muita gente é: “Melhor estar seguro do que se lamentar depois.”, só que isso nem sempre funciona nos planos de Deus.

Se eu tentasse estar segura o tempo todo, não estaria atualmente aqui, não seria quem eu sou e não teria ajudado milhares e milhares de pessoas. A maioria que me conhece hoje, nem saberia da minha existência. Jamais teria me arriscado em tantos projetos desafiadores, eu jamais teria plantado as sementes da obediência que produziram a colheita que agora eu desfruto, na convicção que vou desfrutar mais em meu ministério e em muitas outras áreas da minha vida.

Não existe nada melhor que saber que você está dentro da vontade de Deus. E nada existe que cause mais aflição, que saber que se está fora dela.

Quando me refiro e enfatizo que a pessoa deve e precisa dar passos de fé e arriscar pela fé, não estou sugerindo que ela deva sair fazendo tolices e tomando atitudes insensatas e incoerentes. Pelo contrário; é ser completamente dirigida por Deus, pois, tudo acontece e passa a ter existência através da fé viva com o Espírito Santo no comando. E quem é espiritual consegue discernir a vontade de Deus. Sei também, com toda certeza, que nem tudo que Deus quer que façamos, faz sentido para a mente natural. Nós precisamos aprender a ser guiados pelo discernimento do homem interior que é o espírito; não pelas nossas mentes carnais, ou pelo que outras pessoas nos sugerem. Temos que estar dispostos a entrar em águas profundas, por Deus. Interpreto na passagem de Lucas 5, que Jesus deixou muito claro: lance-se e descubra. Ninguém vai descobrir o que Deus tem para ele se não tiver a coragem de se lançar.

Havia dois barcos à beira do lago; e a Bíblia diz que Jesus entrou no barco de Pedro. Isso não foi mera coincidência! Foi um propósito. Milhares de pessoas muito ouvem sobre o Senhor, porém, são tão poucas as que dão crédito.

O Senhor trabalha para entrar na vida de todos. Entretanto, são tantos os que não O deixam entrar ou O colocam para fora. Pedro podia ter feito isso, pois já estava lavando as redes, devia estar exausto, havia trabalhado a noite toda. Quando o Senhor o mandou ir para as águas profundas, ele poderia ter respondido: “Não. Não vou, não. Eu entendo de pesca, trabalhei durante toda esta noite e não pesquei nada. Será perda de tempo. Tem um outro barco ali; entre nele.” Mas Pedro agiu com inteligência, usou a cabeça, usou de discernimento ao responder: Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada, mas porque és tu que me está dizendo isto, vou lançar as redes.

Pedro ouviu a voz do Senhor, deu crédito a ela e agiu. Foi para as águas profundas, lançou as redes e pescou tanto, que a Bíblia diz que foi necessário chamar outro barco. Mesmo sendo dois barcos, quase se afundaram por terem trazido das profundezas das águas, tantos peixes! Pedro e seus companheiros jamais teriam vivido o milagre de uma pesca inigualável, tão farta e rica, se não tivessem dado o passo de fé ao obedecerem a ordenança do Senhor.

São tantos os que poderiam estar vivendo grandes milagres se dessem crédito à voz do Senhor e se lançassem na fé. Mas é comum ouvir: “Eu já tentei, eu já fiz, eu já fui… não adiantou e de nada adiantará.” Entendo da seguinte forma essa fala: “Eu já trabalhei a noite toda e agora já lavei as redes; não vou me arriscar, porque não vale a pena.”. Se Pedro tivesse pensado assim, não teria, ele e os pescadores que com ele estavam, vivido grande milagre.

Que segurança havia em se semear numa terra onde havia fome? Mas, Isaque foi pela fé. Lançou-se de forma profunda, deu passos importantíssimos de fé e descobriu, ou seja, colheu 100 vezes mais.

Harã era o lugar seguro para Abraão. Deus o mandou sair de lá. Ele saiu. Jamais Abraão teria se tornado o “Pai da Fé”, se não tivesse se lançado dando esse passo de fé.

Pedro com os demais, jamais teriam experimentado a glória da abastada pesca, se não tivessem se lançado, isto é, lançado as redes em águas profundas, em desafio ao que já haviam feito a noite toda.

Esse é o espírito: sem medo, lance-se com profundidade.

Coragem! Dê passos de fé. Deus quer fazer e operar milagres na sua vida e é hora de agir.

Reflita a condição que proponho à Igreja em minhas pregações: “Se você está disposto a ter o mesmo tipo de obediência de Abraão, você terá o mesmo tipo de bênção de Abraão. Deixe Jesus entrar no seu barco, que é a sua vida, e siga rumo às águas profundas. Dê passos de fé. Lance-se e descubra tudo o que Deus tem para você, em nome de Jesus. Amém.

Bispa

Cléo Ribeiro Rossafa

Pérola de sabedoria: as pequenas, mas, poderosas atitudes

Existem, realmente, pérolas de sabedoria a serem seguidas. Não há nada mais poderoso do que a “atitude” para gerar resultados positivos e sucesso na vida de muitas pessoas. E, também, nada mais devastador na vida de outras.

Por que é que existem pessoas muito bem sucedidas, enquanto outras, extremamente fracassadas? Cristãos comendo do melhor e outros abaixo da sobrevivência? Uns felizes sentimentalmente e outros frustrados e infelizes? Muitos preenchidos espiritualmente, enquanto muitos vazios? Tantos encontrando tropeços nas dificuldades e outro tanto crescendo sobre elas?

A diferença está nas atitudes e na fé de cada um, uma vez que não é somente conquistar. É parar de ser roubado. E o roubo acontece num processo quase que imperceptível. A pessoa não percebe, senão estiver atenta. Basta estar distraído.

Certa vez alguém disse que a diferença entre as pessoas é muito pequena. Realmente. Porém, a pequena diferença é, em realidade, muito grande!

Viver uma vida de felicidade e muito sucesso é algo que Deus planejou para nós. Ele não tem prazer ou glória em vidas medíocres.

É muito bom observar pessoas realizadas financeira, profissional, sentimental, familiar e conjugalmente. Elas mantem bom relacionamento com o Senhor e têm atitudes embasadas no perfil de Deus: com o cônjuge, com a família, com os colegas de trabalho, com o dinheiro, com a saúde.

É comum a pessoa que sofre uma derrota gigantesca, responsabilizar um grande problema. Grande engano! Nas piores situações foca-se num grande erro, num grande pecado. Entretanto, as pequenas atitudes formam um processo devastador sobre todos os aspectos da vida.

Um casamento que se desfaz, começa a ser destruído lá atrás com distrações em pequenas atitudes: uma palavra que magoa, que machuca, que fere; uma rispidez; uma falta de atenção que o outro considera importante, são atitudes muito pequenas que começam a devorar a grande colheita; e a vida saudável que era para desfrutar do companheirismo, da amizade, da cumplicidade, começa a ser machucada, ofendida, maltratada. Ao invés da guerra ser fora, começa a ser dentro. E a guerra fora já estava tão grande! Quando se afirma que o casamento acabou, ele já estava acabando há muito tempo. Não devia ter sido surpresa.

“Bispo; estou surpreso e arrasado! Fui mandado embora do trabalho”. Não era para se admirar, pois a dispensa já estava elaborada havia muito tempo através das pequenas atitudes: um atraso ontem e outro hoje; uma falta num dia e outra no outro; reclamações, murmúrios, questionamentos, palavras indevidas. O roubo começou lá atrás. Arrebentou aqui na frente. Ele pensa que foi mandado embora na fala, “Você está dispensado”. Não. Em verdade, ele começou a ser dispensado bom tempo atrás.

Assim também é com o endividado: pensa que assim está devido um grande prejuízo. Não. O endividamento começou ao comprar uma coisinha aqui que só cus-tava $ 50, mas que não precisava; outra que por ser somente $100 também foi comprada, mas que não tinha necessidade; assumiu uma parcelinha muito pequena aqui e outra lá; gastou mais dinheiro do que entrou; não controlou a ansiedade, não esteve atenta às pequenas atitudes que devoraram a vinha toda.

É como o que tem vício: “A hora que eu quiser eu largo”, é a marca registrada na fala dele. Os “inhos”, os “zinhos” tomam conta do viver. Dão origem a um monstruoso desastre. Só um copinho; um golinho; uma saidinha; uma olhadinha. Conheço gente que, não resistiu e assistiu à primeira fita pornográfica. Viciou em assistir e passou às práticas vistas. Conheço também os que através de uma olhadinha, houve uma vezinha somente e perdeu a esposa que tanto amava. Por causa de uma vezinha somente, contraiu-se HIV. Outro… prisão de anos!

O fundo do poço vem por causa das pequenas atitudes. Ele não chega de uma vez.

É um processo formado por pequenas atitudes. Não tem zelo, não tem cuidado, não vigia e entra num caos muito grande.

Gosto muito de observar as pessoas, principalmente, as bem sucedidas e aprender com as “atitudes delas”. Porque, com certeza, nenhuma delas é bem sucedida por força do acaso, mas sim, em função das atitudes inteligentes e sábias.

Aprendi que, O tempo e a sorte pertencem a todos (Eclesiastes 9. 11). E é. A sorte e a oportunidade pertencem a todos, porém, são as escolhas e as atitudes de cada um que o conduzirá à derrota ou ao triunfo.

Descobri também, que o homem que se preocupa em agradar a Deus recebe sabedoria, conhecimento e felicidade. Medite sobre Eclesiastes 2. 26.

Caro amigo; tornar- -se um ser humano feliz e realizado é consequência de atitudes que agradam ao Senhor Deus. Atitudes de fé! Mesmo porque, Tudo que o homem semear, isso também colherá.

Observe e analise as atitudes dos que vencem, quer sejam atitudes no casamento, no trabalho, no dirigir as finanças, no compromisso com Deus. Observe a coragem, a ousadia na fé. Observe muito bem, pois tenho certeza que aprenderá lições valiosas para seu bem viver.

2011 poderá ser tudo de diferente! Depende de cada um. Depende de você.

O que você está disposto a semear? E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor Deus o abençoou… e se tornou muito grande.

Comece com atitudes certas e sábias que agradam a Deus, já! Faça, sem medo, seus “Projetos de Conquistas para 2011”, tendo em vista as atitudes diárias para que você não somente conquiste, mas que não venha a ser roubado por tolas atitudes que formam um processo devastador. Tenho, e tenha também, a certeza que você colherá cem vezes mais no decorrer do ano.

Abraço!

Bispo

Maurílio Júnior Ribeiro

Para que você está preparado?

A vida exige que ao longo dela, cada ser humano aprenda a se preparar para o que virá. Assim, através das experiências, num processo de aprendizagem, a pessoa vai se preparando para o que, aparentemente, poderá vir acontecer.

Noto, porém, que um número elevado de pessoas se prepara para viver o pior: para sofrer, para passar aperto e vergonha; para perder e se privar do melhor; para doer, chorar, para diminuir e até para morrer! Há os que se preparam para morrer! É isso mesmo! E esse preparo é feito quando se entregam e nada fazem para reagir diante do pior momento.

A Bíblia versa sobre Hagar, mulher que teve um filho com Abraão. Depois de certo tempo, Abraão a despediu. Hagar saiu pelo deserto para recomeçar a vida em outro lugar. Caminharam pelo deserto, ela e o menino, até consumirem toda água e toda comida que dispunham. Necessitaram de mais e não tinha. Percebendo Hagar, que estavam com nada para se alimentarem, imediatamente começou a se preparar para a triste morte de seu filho e, posteriormente, para a própria morte. Literalmente, ela se preparou para o pior.

Observe esta passagem: Ela sentou-se em frente, afastando-se a distância de um tiro de arco, porque dizia: Que não veja eu morrer o menino. E sentou-se em frente e levantou a sua voz, e chorou (Gênesis 21.16).

Hagar não queria ver a morte do próprio filho, o que vem provar que esse era o único pensamento que ela tinha sobre o final da sua história de vida. Sendo assim, com essa atitude de entrega, ela se preparou para o pior, para a morte.

Assim como Hagar, tem muita gente se preparando para o pior, para viver algo horrível e até para a morte, privando-se de algo bom, de viver momentos de alegria e desfrutar do tempo da espera a que temos direito em Deus.

Pode ser esse o seu caso: depois de ter recebido uma notícia ruim ou, aparentemente, negativa ou o quadro que está enxergando “agora” não ser dos melhores. Digo-lhe, porém, que o final da história de Hagar, não foi de morte; nem dela nem do filho Ismael. Deus ouviu o choro do menino, abriu os olhos dela, e a fez enxergar uma fonte de água da qual eles se fartaram e, não só sobreviveram como ainda se tornou um grande povo.

Deus pode e quer fazer de você alguém grande e vencedor também! Por isso, não permita que qualquer coisa venha tirar de você o mais importante, que é a fé. Não se prepare para viver o pior, a dor, o sofrimento, a privação, a perda, a morte. Prepare-se para viver a glória de Deus.

Onde nós focamos nosso pensamento é o que fazemos. E focados nesse pensamento é o que atraímos para nossas vidas. Se você tem pensado no pior fim possível para a situação que está vivendo, mais cedo ou mais tarde, ele se concretizará. Mas, se você contraria o que está vendo e o que tem pensado, e age com uma fé viva trazendo à existência o melhor fim e esperado por ele, é isso que acontecerá na sua vida.

Quando Golias afrontava o exército de Israel, Davi enxergava para sua vida um fim diferente dos soldados de seu país. E enquanto todos temiam e “engoliam as afrontas do gigante goela abaixo”, Davi via para ele o melhor fim: enxergava e acreditava que Deus entregaria a cabeça daquele incircunciso nas mãos dele. E foi exatamente o que aconteceu. Ele se preparou para a vitória, foi na direção do maior problema, enfrentou nessa fé e venceu.

Sua atitude não deve ser igual a de Hagar, mas sim, como a de Davi. Não deve se preparar para o pior, para a derrota, mas sim, para a vitória, mesmo que essa vitória aparente ser “ainda” um problema.

Vai mudar esse quadro, vai dar certo, em nome de Jesus. Até mesmo porque, como citei acima, a gente é projetada ao longo da vida a se preparar para o que vem pela frente. Preparar-nos, todos nós temos mesmo que nos preparar, queiramos ou não. Então, prepare-se para viver o melhor de Deus. Passou-se um mês deste 2011; mas você ainda tem onze pela frente! Prepare-se para eles e viva o melhor, colha muito, e que seja muita coisa boa, produtiva, bênçãos e alegrias diversas vindas das mãos de Deus.

Não encare esta leitura como motivação, pois não é; certamente, nesse espírito, você já foi motivado e já perdeu motivação. Encare como realidade o que Deus tem para você e, já que deve fazer suas escolhas, faça-as por Deus e em inclinar-se a ouvir Sua voz agora. Amém.

Bispo

Anderson Cassin

Fé e ação trabalhando juntas

Levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso… (Miquéias 2.10)

Essa palavra não se refere ao descanso físico, mas sim ao espiritual.

Em nenhum momento encontramos apoio bíblico para descansar de Deus, descansar da fé, mas somos motivados continuamente à luta e à perseverança.

Vejo nas Escrituras que os vencedores se mantiveram ativos na fé enquanto viveram.

A Bíblia diz que Calebe chegou aos oitenta e cinco anos com o mesmo vigor dos quarenta e cheio de sonhos. Após ter lutado uma vida toda, ainda estava pedindo para lutar, escalando montanha, para possuir o que era dele.

Jacó lutou uma madrugada toda para ser abençoado, por fim, além de cansado, foi ferido, mas não vemos nenhum sinal de abatimento ou entrega; atingiu o que queria, foi abençoado, e seu nome foi trocado de enganador para campeão com Deus.

O Senhor não deixou Elias dentro da caverna. Quando se deprimiu e buscou se esconder da vida, Deus o fez sair e seguir em frente e assim com tantos outros. O Senhor não deu vitória no lamento, no choro ou na murmuração, Ele deu vitória com eles em pé e lutando com força. A passagem de Êxodo 17.8-15 ilustra um pouco mais o que estou falando porque vemos a fé de Moisés em ação quando ele disse: “Amanhã tomarei posição no alto da colina com a vara de Deus em minhas mãos. Ele estava convicto de que venceria os Amalequitas. Já tinha possuído a vitória. E a Bíblia diz que enquanto suas mãos estavam erguidas, Israel vencia, mas quando as abaixava, os Amalequitas venciam.

O sucesso de Israel dependia das mãos de Moisés erguidas. Só que, chegou um momento em que ele se cansou, e é natural que qualquer pessoa que fique muito tempo com as mãos erguidas sinta esse cansaço físico.

Podemos pensar: Deus que operou tantos milagres como a abertura do Mar Vermelho, não poderia ter operado e agido no cansaço das mãos de Moisés de forma que ele não o sentisse? Poderia, mas a idéia não é essa.

Abrir o mar era impossível, mas manter as mãos erguidas era uma questão de determinação, muita força de vontade, e então, cabia a Moisés fazer a parte dele: criar um meio, se esforçar e sacrificar, mas mantê-las erguidas.

Não havia outra saída. Bastava as mãos dele se abaixarem para o inimigo prevalecer, mas quando ele erguia novamente, o povo de Deus prevalecia.

Tudo isso nos ensina muito porque quando uma pessoa para de alimentar o espírito, auto-maticamente, ela dará força à carne, e a carne não quer Deus, não quer agradar e nem obedecê-l’O. E uma pessoa longe da presença do Senhor fica à mercê do mau e a conse-quência é o sofrimento e a destruição.

Deus nos quer lutando o tempo todo, sempre reagindo aos ataques malígnos, às fraquezas e desânimos.

Não é incomum ouvirmos depoimentos de pessoas que estavam vencendo – porque claro, estavam buscando a Deus com fidelidade –, e depois que pararam, dando o chamado “tempo”, logo as coisas começaram desandar. E aquilo que atingiram e conquistaram, não foram poucas que perderam e ainda ficaram num estado pior do que antes, e isso é bíblico.

A Bíblia diz que se nos mostrarmos fracos no dia da angústia, a nossa força será pequena (Provérbios 24.10).

E, em Neemias 8. 10, diz que a alegria do Senhor é a nossa força. Em Joel 3.10, diz: diga o fraco: “eu sou forte”, inclusive, manda trans-formar enxadas em espadas e foices em lanças. Essa é a direção que Deus nos dá, seguir sempre lutando e permanentemente fortes.

A maioria das pessoas que chega arrebentadas na Igreja tem fé, no entanto, não sabe usá-la e consequentemente não obtém resultado algum.

Em quase todas as minhas mensagens eu repito que somente a fé viva pode levar uma pessoa a viver milagres, e a fé só é viva se há determinação, perseverança, coragem, ousadia, sacrifício e tudo isso é força, é poder de reação. É isso que Deus espera de nós, que jamais venhamos a olhar para os lados ou para trás, mas sempre focados com metas e objetivos bem traçados, movidos por uma total convicção de fé (Hebreus 10.22).

Se você desanima, se para para descansar e cede às fraquezas, você perde. Não vai viver mi-lagres assim, não terá uma vida de vitórias.

Lembre-se que, quando as mãos de Moisés abaixavam, os Amalequitas venciam, mas quando ele erguia, o povo de Deus vencia.

Moisés afirmou que a vara de Deus estaria nas mãos dele, então, ele tinha certeza da vitória. No entanto, se ele não mantivesse as mãos erguidas, a derrota começava acontecer. Isso prova aquilo que diz em Tiago 2.26: Assim como o corpo sem espírito está morto, a fé sem obras está morta. Moisés teve que unir sua convicção com a ação para que a vitória acontecesse por completo.

Fé e ação trabalhando juntas. Então, vamos lá! Reaja e vamos em frente. É lutando que você vence.

Deus é com você. Amém.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

É loucura ou coragem?

Certo dia, Jonatas, filho de Saul, disse ao seu jovem escudeiro: Vamos ao destacamento filisteu, do outro lado.

Ele, porém não contou isso ao seu pai

(I Samuel 14.1)


Jonatas, filho de Saul, teve uma atitude surpreendente que para muitos uma loucura, mas para Deus um ato de coragem, ousadia e fé viva. Certo dia ele resolveu invadir o destacamento filisteu levando somente seu escudeiro. Ele não contou nada ao seu pai, na verdade, ele não contou para ninguém, pois ele sabia que ninguém entenderia a fé viva que estava dentro dele. Os demais soldados do exército, inclusive o rei Saul, eram covardes e jamais teriam a coragem de encarar este desafio e, com certeza, se ficassem sabendo, não aprovariam a atitude de Jonatas. Além de parecer loucura o ato de enfrentar sozinho os filisteus, Jonatas teria que fazer um percurso que parecia um ato de suicídio, pois, em cada lado do desfiladeiro que pretendia atravessar, havia um penhasco íngreme, o que significa que, para chegar aonde queria, ele teve que passar por lugares estreitos e perigosos.

Jonatas escalou o desfiladeiro, usando as mãos e os pés, e o escudeiro foi logo atrás dele. Jonatas os derrubava, e o escudeiro, logo atrás dele, os matava (I Samuel 14.13).

Jonatas praticou uma fé ousada e agressiva e heroicamente derrotou os filisteus. Na verdade, ele “lutou para lutar”, pois, até para chegar aos filisteus e guerrear, ele teve que superar obstáculos. Quando Saul percebeu que a guerra estava praticamente vencida, ele e seu exército decidiram guerrear também. Até os israelitas que haviam se unido ao exército filisteu mudaram de lado e se juntaram a Jonatas, e os covardes que estavam escondidos em cavernas, quando viram que ele estava vencendo a guerra se uniram a ele. Deus honrou a fé ousada e corajosa de Jonatas lhe dando a vitória.

Caro leitor; estamos iniciando mais um ano e Deus quer que o ano de 2011 seja um ano de vitórias para sua vida. Aprenda com a fé de Jonatas. Deus coloca dentro de nós aquilo que devemos fazer ainda que pareça loucura para muitos, para Deus é um ato de coragem. Muitos já eram para estar bem mais além na vida se fossem mais corajosos e ousados. É preciso ter um desejo de fazer aquilo que ninguém fez, ter a coragem de encarar aquilo que ninguém encarou: esse era o sentimento que estava em Jonatas e que deve estar também dentro daquele que deseja se tornar um vencedor.

Se as pessoas que estão ao seu redor não estão na mesma fé que você, faça como esse homem e tome a atitude e não conte para ninguém. Se preciso for, busque apenas a direção de um líder espiritual que tenha mais fé do que você.

Muitas vezes é preciso “lutar para lutar”, “se arriscar para se arriscar”, foi isso que ele fez quando escalou ao lado do penhasco, ele fez um grande esforço para chegar até o inimigo, ele desejou aquela batalha e com certeza essa força e esse desejo foram colocados por Deus dentro dele. Para vencer é preciso escalar para chegar até o inimigo e, ainda depois da escalada, é preciso ter força e disposição para vencê-lo. Fracos não sobem a montanha, é necessário disposição para arriscar, é necessário coragem para escalar e superar os “penhascos da vida”. Ainda que se sinta sozinho, creia que você e Deus são a maioria. Encare os desafios, saia da zona de conforto, coloque toda sua energia no projeto que Deus colocou no seu espírito e vá para batalha com toda força. Enquanto você está lutando sem desistir, você mostra para Deus uma fé cada vez mais forte. Faça como Jonatas, não se acovarde nem olhe para baixo.

Deus é com você! Levante a cabeça e vá em frente, assim como aconteceu com ele vai acontecer com você: até aqueles que não estavam com você na hora da batalha, inclusive te criticaram e te abandonaram, quando verem sua vitória, vão querer estar com você, pois todo mundo deseja estar ao lado de vencedores. Lembre-se sempre que sua vitória não depende de situações favoráveis e, mesmo que tudo pareça contrário, creia que sua vitória virá de Deus.

O sentimento que domina as pessoas no começo de um novo ano normalmente é o medo, o medo do novo, que aprisiona as pessoas na zona de conforto. Por isso não tenha medo de inovar, ainda que seja preciso escalar muito, vá em frente e não pare diante dos obstáculos, lembre-se que quando alguém fracassa no corpo é porque ele fracassou primeiro na mente, e é somente ultrapassando os limites da dor que você se tornará um campeão.

Arrisque mais em 2011, seja mais ousado, tenha coragem para fazer o que você nunca fez e digo ainda mais: tenha coragem para realizar o que ninguém nunca realizou.

Elimine de sua vida a palavra ‘desistir’, medite naquela famosa frase: “Desistir é a saída dos fracos, insistir é a alternativa dos fortes”

Um abraço e feliz 2011.

Bispo

Douglas Garcia

2011 é o Ano da “Grande Colheita”

Naquele ano, Isaque fez plantações ali e colheu cem vezes mais do que semeou, porque o Senhor Deus o abençoou (Gênesis 26.12)



Houve um tempo de crise naquela região em que até o alimento faltou. O Senhor apareceu a Isaque dizendo-lhe que não fosse para o Egito. Que Ele o abençoaria ali onde estava; e mais, disse-lhe que aguardasse, porque não só o abençoaria como daria aquela terra a ele e aos seus descendentes. E o Senhor Deus lembra Isaque que, assim Ele faria, porque Abraão, seu pai, O obedeceu e cumpriu com todas as Suas ordens.

Nessa época, a terra pertencia aos filisteus e era um tempo muito difícil. Ao olhar para a situação, era bem possível passar pela cabeça da maioria das pessoas, a idéia de buscar outro lugar para morar e se estabelecer. E O Senhor mandou que Isaque ficasse, confiasse e manifestasse fé. E foi o que ele fez: acreditou na palavra de vitória que o Senhor liberara para ele. Arriscou na fé e semeou sem medo de perder a semente, e ao invés de vitória, amargar grande prejuízo.

A Palavra garante que Isaque teve 100 por cento de resultado e nenhuma perda.

Veja bem; num tempo de seca, em terra que não era dele, colheu cem vezes mais do que havia plantado. A Bíblia diz que o Senhor foi enriquecendo Isaque cada vez mais, de forma que se tornou rico e poderoso. Acabou causando inveja aos moradores daquela terra.

Gênesis 26. 13 ao 15, narra que Isaque cresceu de tal maneira que incomodava muito a gente daquele lugar que se pusera a trabalhar para prejudicá-lo, entupindo com terra os poços de água que cavava. O rei chegou a pedir-lhe que fosse embora, porque havia se tornado mais poderoso do que ele. No entanto, Isaque não se submeteu às perseguições. Reabriu os poços que haviam sido entupidos e cavou outros novos. A Bíblia garante que Isaque desfrutou do sucesso da abundância e em nada foi derrotado. E é com essa promessa que nós entramos em 2011: que semeando neste ano colheremos abundantemente, ou seja, cem vezes mais.

A Bíblia diz que o Senhor é o Mesmo ontem, hoje e será eternamente. Isto quer dizer que Ele esteve com Abraão, com Isaque e está conosco agora e continuará para sempre com todos.

Estes homens creram na Palavra do Senhor, por isso, foram tão bem sucedidos.

Isto mostra que há pessoas que não têm sido bem sucedidas, porque não crêem no que o Senhor fala. Aos o-lhos humanos era uma tremenda estupidez ficar e semear naquela terra. Isaque, porém, não andava por vista; andava por fé. Ele simplesmente acreditou e agiu.

Cada um de nós deve pegar este exemplo e avançar corajosamente neste ano novo. Aprendemos que a bênção não está no lugar, nisto ou naquilo. A bênção está ou não está na pessoa. A bênção do Senhor estava sobre Isaque e isso foi o que fez toda a diferença. Se isso entrar na sua mente e, como Isaque, você decidir andar por fé, acredite, jamais conhecerá fracassos!

Entramos em cada ano, determinados a fazer dele o melhor ano de nossas vidas. Esse é o espírito. Temos uma grande Promessa e sabemos que Deus não falha. Tudo que precisamos fazer é nos manter na fé perseverante.

Vamos finalizar 2011 dizendo: este foi o melhor ano da minha vida, até então! Com espírito de vitória, iniciamos o nosso novo ano sempre projetando.

Dia 23 deste mês de janeiro, extremamente motivada, dou a largada com todo ministério “Mudança de Vida” na campanha “Meus Projetos de Conquistas”. Estou totalmente convencida e lanço sobre você este espírito que será o ano da “Grande Colheita” de fato! Vamos plantar e colher fartamente.

Sabemos que teremos desafios, pressões e obstáculos. Mas nada nos impedirá de plantar e, consequentemente, colher tudo que Deus projetou para as nossas vidas em 2011.

Não entramos preocupados com desafios, se a terra é boa ou não. Entramos totalmente encorajados pela profecia que foi dada a nós, por Deus.

Todo vencedor incomoda; mas, a inveja nós quebramos. Se entulharem os nossos poços, abriremos novamente e cavaremos outros mais. E, certamente, encontraremos água como foi com Isaque.

Convido-o a beber desse espírito, a estar entre nós. Vamos semear juntos e nos alegrarmos também. Não deixe nada assombrá-lo. É tempo de vitórias e o Senhor nos chamou para vencer. Ele não falhou com Isaque e é impossível falhar conosco.

2011 é o ano da “Grande Colheita”. Amém.

Bispa

Cléo Ribeiro Rossafa

Cada colheita tem um preço a ser pago

Quem planta pouco colhe pouco. Quem planta muito colhe muito.

A regra é clara: quanto mais se planta mais se colhe. Um pensamento, uma palavra, um projeto, são sementes que um dia germinarão e produzirão frutos bons ou ruins.

O que estamos vivendo hoje é fruto do que plantamos ontem e não tem como fugir desta realidade. Não nos enganemos: ninguém zomba de Deus, porque o que uma pessoa planta é o que colherá. Se plantar no terreno da natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.

Não nos cansemos de fazer o bem. Se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. (Gálatas 6. 7 ao 9). Se plantarmos tomates, não adianta dizer “Eu não gosto de tomate” nem orar a Deus pedindo que transforme o tomate em pepino, pois nascerá sempre o que foi semeado. E se não gostarmos do que foi germinado e está crescendo, só resta semear outra semente, ou seja, outro pensa- mento.

Se pensarmos somente nas dificuldades financeiras, estaremos plantando pobreza e a colheita será a mais profunda miséria. Se pensarmos somente na doença, viveremos enfermos.

Diz um ditado popular: “Pensar não custa nada, mas depende do que se está pensando; pois, se pensar negativo vai custar muito caro”. Se vivermos pensando em derrotas, fracassos, problemas, dificuldades, de nada adiantará orar a Deus.

Toda colheita tem um preço a ser pago. Muita gente não quer pagar o preço da obediência com Deus e colhem os frutos da desobediência que são sofri-

mento, perdas, decepções. Os que pagam o preço da obediência vivem vitórias e conquistas, e sempre estão atingindo os objetivos por eles traçados.

Na Bíblia existe a “Lei da Semeadura” em que, querendo ou não sempre colheremos os frutos das nossas ações. Quando falamos de tris- teza não colhemos alegria, colhemos tristeza; quando falamos de alegria colhemos felicidade.

Quando plantamos pela fé, temos a certeza que colheremos coisas grandes futuramente. Portanto, temos que semear para Deus a fidelidade, a santidade, mesmo chorando se for necessário, pois bem sabemos que teremos “grandes colheitas” de vitórias e milagres.

Um agricultor quando semeia uma semente de qualidade, sabe que colherá bons frutos. Assim é aquele que está em Deus.

Plante a semente que preferir. Você é o semeador da sua vida. Somente você determina a semente que semeará.

Este é o ano da “Grande Colheita”, forte promessa de Deus para 2011. Beba deste Espírito, semeie na fé e colherá grandes vitórias.

Deus o abençoe.

Bispo

Eduardo Henrique

A nova jornada começou: Ano da Grande Colheita!

…livremos de tudo que nos atrapalha… E corramos com perseverança a corrida que nos é proposta ( Hebreus 12.1)


Findamos 2010, o “Ano da Glória da Última Casa”. Sem dúvida, a glória, as bênçãos, as vitórias e as conquistas deste ano foram superiores à do ano anterior. Vivemos uma glória nunca antes vivida como o Senhor nos garantiu.

E, em 2011, Deus nos surpreende com uma Promessa ainda maior: “Ano da Grande Colheita”. E o espírito lançado é que superaremos tudo que já alcançamos no ano que passou.

Para aqueles que já colheram coisas incríveis fica realmente difícil imaginar quanto mais poderá atingir, mas vale lembrar que Deus é uma “fonte inesgotável de bênçãos”. Sempre tem mais para nos dar, por isso, sempre nos impulsiona ir além.

Tenho certeza que quem deixar esta promessa entrar no coração e perseverar, desfrutará de grandes conquistas e realizações neste ano.

Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança (Lucas 8.15).

O segredo é este: reter e perseverar. Apenas ouvir a Palavra não é o bastante. Para que a Promessa se cumpra, precisa ser retida. E reter significa: segurar com firmeza, conservar na memória, impedir de sair, manter firme. Ou seja, não permitir que nada nos faça desacreditar da palavra de vitória lançada e manter-se firmado no propósito ou projeto estabelecido.

Fazer isso no dia a dia e ao longo do ano não é fácil. Prova disso são os que param no meio do caminho quando se deparam com obstáculos. O diabo os rouba, roubando-lhes a palavra de vitória do coração.

Se o espírito é superarmos o que já alcançamos, então devemos nos conscientizar que grandes desafios teremos que encarar. Será exigida fé muito mais ousada e corajosa. O investimento, o comprometimento e a entrega deverão ser ainda maiores, pois quanto maiores os projetos, maior o preço a ser pago.

Neste mês largamos com a grande campanha “Meus Projetos de Conquistas para 2011”, a maior e mais forte campanha realizada no ministério “Mudança de Vida”, pois dentro dela determina- mos pela fé como será nosso ano.

Como será o seu ano? Deseja colher coisas grandes? Deseja superar o que já alcançou?

A promessa deste ano se baseia na história e no exemplo de Isaque que semeou e colheu cem vezes mais. Ele só teve uma grande colheita onde cada semente lhe rendeu cem frutos porque foi muito ousado. Semeou numa terra estéril. Investiu em algo que aparentemente não lhe daria retorno. Acreditou em algo que ninguém mais acreditava. Foi muito corajoso.

Então supere-se nesse ano. Seja ousado. Corajoso. Deixe essa promessa entrar em você com uma força muito grande. Encha-se de ânimo e motivação. Faça seus projetos para este ano. Sonhe alto. Não limite o poder de Deus. Dê o melhor de si não somente no período da campanha pois o tempo é de Deus e Deus é Quem sabe como e quando agir.

Lançada a semente, a colheita é inevitável.

Este é o “Ano da Grande Colheita”. Creia. Neste ano você colherá coisas incríveis e de forma abundante, em nome de Jesus.

A nova jornada começou. Deixe todo o embaraço de lado. Vença os obstáculos. E corra com perseverança a corrida que nos é proposta.

Viva uma “Grande Colheita” em 2011.

Bispo

Danilo Marcuzzo

Colheita contínua

Seja bem vindo ao ano de 2011 e a primeira edição deste ano da Folha Mundial, da qual tenho o orgulho de fazer parte.

Até este momento, 2010 foi o melhor ano de nossas vidas. E estou certo que todos nós teremos mais um ano incrível!

Ao escrever este texto, ainda em 2010, meditei sobre duas passagens bíblicas:

Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo (Eclesiastes 11.1). E nos versículos 4 e 6: Quem observa o vento não plantará, e quem olha para as nuvens não colherá. Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.

Este é o “Ano da Grande Colheita”. E é pela fé que o possuímos assim. Viveremos a “Grande Colheita de Deus” em todas as áreas de nossas vidas. Para colhermos, é preciso plantar.

É necessário entender o que a Palavra de Deus nos diz. Estamos num ano poderoso em que Deus nos afirma ser de colheita. É claro então, que vamos colher o que plantamos durante muitos anos. E colheremos… boa medida, recalcada sacudida e transbordando. Mas, não para por aí. Deus nos impulsiona a continuar plantando, porque não é somente de anos anteriores que vamos colher, não!

Deus nos impulsiona ir além, ir ao trabalho, a continuar plantando e não ficar com as mãos à toa, isto é, continuar plantando, lançando nosso pão nas águas de onde o recolheremos; de plantarmos em todo tempo, seja pela manhã ou pela tarde, agindo nossa fé, incessantemente. Esta é a palavra: incessantemente. Ore incessantemente, aja dentro de uma fé ousada e corajosa incessantemente. Persevere nesta forte Promessa, incessantemente. Creia, incessantemente, no milagre e o persiga com muita gana. Pelo que o Senhor nos diz, colheremos e plantaremos ao mesmo tempo. Como plantaremos sem cessar, sempre teremos o que colher. Por isso, não pare de plantar, de semear, de lançar em Deus suas firmes razões para ser abençoado, prosperado e viver grande colheita.

Nossa colheita não será uma coisa ou outra isolada. Não. Nem pense assim. Nossa colheita será contínua, o ano todo. E por anos a fio, com toda a certeza, continuaremos a colher da “Grande Semeadura” que já começamos neste 2011.

Enquanto muitos estão preocupados em ter muita fé ou uma fé enorme, Jesus nos diz: Se tiveres fé do tamanho de um grão de mostarda, mandareis que este monte saia daqui e vá para outra direção e assim acontecerá.

A fé não precisa de quantidade. Ela precisa de continuidade e permanência. Precisa-se ter fé sempre. Tenha continuidade na fé. Aja e continue agindo durante todo o ano através da prática da fé. Se você ainda não está habituado com isso, venha até nós, pois o ajudare-mos. Iniciamos o ano praticando a fé e permanecemos o ano todo com a chama viva, cheia de vida e força.

São muitas as pessoas que permanecem conosco praticando continuamente a fé. Tais pessoas vivem resultados palpáveis e testemunham com frequência o poder de Deus. Acompanhe nas edições deste jornal os testemunhos das transformações que Jesus operou na vida das pessoas que O encontraram e permanecem na fé do poder d’Ele.

Possua e retenha esta palavra na sua vida para todo este ano de 2011: continuidade na prática da fé. E verá resultados incríveis através de milagres. Lança o teu pão conosco, pois já estamos diante das águas. Pegue conosco a semente da fé que é a Palavra de Deus, e durante todo este ano viva a “Grande Colheita de Deus”, em nome de Jesus. Amém.

Bispo

Anderson Cassin

Último dia de vida

É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois ali se vê o destino de todo homem: os vivos devem levar isso a sério (Eclesiastes 7.2)

Há alguns dias, realizei um culto fúnebre. Nesse dia, meditei muito sobre o verdadeiro sentido da vida, cheguei ainda mais à conclusão de que a vida sem Deus não vale a pena. Olhei para a minha vida e observei que o tempo está passando rápido demais. Parece que foi ontem que eu tinha apenas 14 anos e conheci o ministério “Mudança de Vida”; era apenas um garoto. Hoje me sinto honrado em ser um bispo deste ministério, casado e pai de dois filhos. O tempo passou muito rápido, mas mesmo assim, analisei a minha vida e me senti feliz, tenho a certeza de que fiz a melhor escolha. Já faz mais de 14 anos que estou no ministério pregando o evangelho e isto faz com que eu me sinta feliz, realizado. Muitos companheiros de trabalho, que tiveram esse mesmo privilégio, o jogaram fora e, consequentemente, perderam a chance de serem felizes.

Tenho certeza de que estou gastando a minha vida da melhor forma possível. Arrependo-me das vezes que errei, mas não me arrependo da escolha que fiz para a minha vida quando ainda era um garoto. Lembrei e pensei muito em quatro frases que a bispa usa constantemente e gostaria que você também as analisasse e pensasse um pouco sobre o que você tem feito na sua vida:

“A vida é uma só.” Deus nos deu uma só vida e, junto com ela, Ele nos deu o direito de escolha. O que você tem escolhido? O que você tem feito com algo que é único? Você tem feito a sua vida valer a pena?

“A única coisa que a gente leva dessa vida é o que fazemos pelo nosso próximo.” Já diz o ditado: “Caixão não tem gaveta”. O que você tem feito pelo seu próximo? Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, para entender melhor as pessoas é preciso aprender a se colocar no lugar delas. E lembre-se, a Bíblia diz que sempre é melhor dar do que receber.

“Viva a cada dia como se fosse o último.” Cada dia significa mais uma oportunidade que o Senhor Jesus nos dá para fazermos as escolhas certas. Se você soubesse que hoje seria seu último dia de vida, o que você faria de diferente? Esse é o grande mal das pessoas, elas se esquecem que o tempo passa e não volta nunca mais, agem como se o tempo não passasse nunca.

“Seja maior por dentro do que por fora.” O que faz de alguém uma pessoa de valor, não é o seu exterior, mas sim o seu interior. Devemos ser eternos alunos, é preciso estar num processo de evolução contínua. Devemos aproveitar cada segundo da nossa vida para crescermos e melhorarmos em todas as áreas na nossa vida. Lute cada dia para ser uma pessoa melhor.

Espero que, através desse artigo, o Espírito Santo ilumine os olhos do seu entendimento. A vida sem Deus não tem sentido, quantos que estão desperdiçando suas vidas! A melhor maneira de viver é colocando Deus em primeiro lugar. Aqueles que dizem não ter tempo para Deus e para a família, alegando trabalhar muito; que não expressam seus sentimentos, ou não perdoam, por causa do orgulho; que não reconhecem seus erros e, por isso, não mudam nunca suas atitudes, vivem frustrados e infelizes, e acabam deixando passar coisas maravilhosas da vida.

Deus nos deu a vida, mas as escolhas, somos nós quem devemos fazer. Se for preciso recomeçar, levante-se das cinzas e recomece. Mudar não é fácil, mas é bom, é um grande sinal de inteligência. Estar-mos vivos é uma grande oportunidade que Deus nos dá para fazermos as escolhas certas, realizar-mos sonhos e atingirmos a felicidade. Mude radicalmente se for preciso. Não dê ouvidos aos críticos, o realizador é superior ao critico. Desfrute do melhor dessa vida, e, através da parábola abaixo, veja que “Viver sem Jesus não é fácil, mas difícil mesmo é morrer sem ele!”.

Então lhes contou essa parábola: a terra de certo homem rico produziu muito. Então disse ele: já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, ali guardarei toda minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenado para muitos anos, descanse coma, beba e alegre-se. Contudo, Deus lhe disse: LOUCO! Esta noite pedirão a sua alma então, quem ficará com o que você preparou? (Lucas 12. 16 a 20).

Um grande abraço,

Bispo Douglas Garcia

Faça agora! Mude já!

Começar o ano otimista, mas na dependência da sorte acreditando que com o tempo as coisas acontecerão não é ser inteligente. O tempo e a sorte pertencem a todos e quem os aproveita se sai bem. Dispor-se a fazer o que é preciso, comprometer-se com as mudanças necessárias sem protelá-las, é preciso.

Nas mudanças do estilo de vida, dos hábitos, da personalidade, do modo de viver em geral, tem-se que levar em conta que tempo e oportunidade se extinguem. Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor (Efésios 5. 15 ao17).

Muitos compreendem a vontade de Deus somente quando o ano está no fim: “Eu poderia ter feito diferente, eu poderia ter tomado tal atitude, insistido mais, eu poderia… eu poderia… eu poderia… Mas, enquanto pode e teve tempo não fez! Não aproveitou as oportunidades!

Reflita: O primeiro mês deste ano já passou. É bem provável que tenha feito promessas para si mesmo, estabelecido projetos e metas para serem atingidos no decorrer do ano. É comum iniciar-se o ano assim: “Neste ano serei uma pessoa diferente, vou perder peso, vou fazer tal curso, realizarei algo mais para Deus, serei mais organizado, mais disciplinado, darei mais atenção a minha família, vou abandonar os vícios, serei mais assíduo no templo e comprometido com Deus”.

E o que é que você tem feito para alcançar as promessas que fez? Disciplinou-se em função das metas estabelecidas? Tem efetuado mudanças no seu estilo de vida? Tem trabalhado para ter uma conduta que agrade a Deus ou continua sendo o mesmo?

“Se nada mudar, nada mudará”. Gosto de ouvir esta frase nas reuniões da Igreja. Realmente; se você não muda as atitudes não mudará os resultados. Se você não muda a semente não mudará a colheita.

No continuar com a mesma semeadura: desobediência, desânimo, inconstância, fraqueza, indisciplina, incredulidade, ódio, críticas, calúnias, julgamentos, questionamentos, não colherá coisas boas. No semear obediência, perseverança, determinação, fidelidade, temor, fé, sem dúvida alguma colherá tudo o que deseja; seus sonhos serão realizados e seus projetos materializados.

É tempo de rever atitudes, de analisar a semente que se está semeando. Estamos no começo do ano. Fazer uma análise da própria vida, usar tempo para se autodescobrir; pensar no que está pensando, no que está fazendo, no que está falando, no que está sentindo e até no que está ouvindo. Analise se está correto e se está dentro do que Deus espera e tem pra você.

Todos desejam um ano de vitórias. E para tanto, não basta pro-meter que vai fazer, que vai mudar, porque, so-mente prometer não trará resultado algum. É preciso fazer já. Mudar já.

Estamos no segundo mês do ano. Não há mais tempo a perder com promessas. É hora de agir em função do que queremos e dar condições a Deus de operar em nossas vidas.

É hora de despertarmos para a realidade de que nada virá gratuitamente. A Bíblia diz que somos cooperadores de Deus, e isto significa que Deus não trabalha sozinho. É meio a meio: cinquenta por cento da transformação que deseja em sua vida depende exclusivamente de você. Você faz o possível e Deus faz o impossível. Você muda as atitudes e Deus muda os resultados.

Mudar não é fácil, mas não é impossível. Tudo se torna possível na força de vontade e determinação.

O maior problema, às vezes, não é o problema nele mesmo, mas sim, é admitir que existem problemas a serem resolvidos na conduta e na personalidade. Admiti-los demonstra grandeza de espírito e humildade. E, A humildade antecede a honra (Provérbios 18.12).

Busque através do Espírito Santo esta mudança em você mesmo. Com certeza, Ele o ajudará a ser uma pessoa melhor. À medida que você permitir que o Espírito de Deus controle sua vida, você viverá e herdará o que Ele tem para você. Porque todos os que são guiados pelo espírito de Deus são filhos de Deus. E, se somos filhos, então somos herdeiros de Deus e coherdeiros com Cristo (Romanos 8.14 e 17)

Um forte abraço.

Bispo

Danilo Marcuzzo
Você nasceu para brilhar

Todos nós queremos brilhar e ter uma vida iluminada em todos os aspectos e direções. Todos nós queremos abastança e prosperidade. Vida assim, somente será possível com a bênção, a direção e a presença de Deus que tudo sabe e tudo faz.

Como a terra não pode produzir nada sem a luz do sol, pois é ele que dá força a ela para produzir riquezas e maravilhas, assim também é com o homem: nada produzirá sem a Luz de Deus. É ela que nos dá a força e o poder para realizarmos coisas grandes e extraordinárias que fogem ao entendimento. Esta Luz não brilha de uma vez como uma explosão. Ela vai brilhando mais e mais, cada vez mais, até ser como o dia perfeito.

Sem a luz do sol sobre a terra não há dia, não há luz, não há vida de espécie alguma. Tudo seria densas trevas e nada é o que prosperaria.

Assim também é a vida do homem: precisa da presença constante de Deus, que é a nossa Luz, para que haja vida, alegria, prosperidade, saúde, paz e união na família, no trabalho, na vida cotidiana. Sem a Luz de Deus não há verdadeira sabedoria, pois é Deus o Criador do homem e nosso Senhor.

Pergunto-lhe: O que é a terra sem a força e o poder do sol? E o que é o homem sem a força e o poder de Deus? E riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre todas as coisas (I Crônicas 29. 11 e 12).

Entenda que o que vale a pena realmente, é perseverar debaixo desta Luz. É somente através dela que você brilhará. E, saiba que, você nasceu para brilhar. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, amanhecer que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).

No entanto, não se pode contar o número de pessoas que não percebe ou ignora o quanto é imprescindível a Luz de Deus para fazer-se brilhar. Sabe que é d’Ele que emana a Luz, que Ele é a própria Luz para fazê-lo brilhar, mas não reconhece como verdadeira esta premissa e fica olhando para o tempo; com isso, nada é o que alcança.

Eu quero muito que você deixe de olhar e alcance, brilhe, prospere, tenha sucesso em tudo que faz.

É necessário aplicar o coração aos caminhos de Deus, perseverar, crer, permanecer firme nos propósitos, porque é do Senhor que vem a Luz, a direção, a orientação, a coragem, a ousadia para que as bênçãos sejam derramadas. Fazer o que agrada a Deus. Viver em Deus.

O próprio Deus nos revela o que está errado, e diz: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxeste para casa, eu lhe assoprei. Por quê? – disse o Senhor: por causa da minha casa, que está deserta e, cada um de vós corre à sua própria casa.

É isso. Corre somente atrás de seus próprios interesses; acredita que o sucesso virá e que em breve brilhará longe da presença do Senhor. Grande engano! Ao se afastar da casa do Senhor, preocupando-se mais com os próprios interesses, com os negócios, com as corridas em busca de coisas materiais simplesmente, as coisas não andarão com perfeição, não fluirão e você caminhará na escuridão, sem a Luz de Deus. Olhará, mas não alcançará. E é preciso alcançar.

Não se deve jamais preocupar-se com tantas coisas e deixar a mais importante delas que é depender única e exclusivamente de Deus. E, dependendo exclusivamente do Senhor nosso Deus, todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

Semeais muito e recolheis pouco: comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe salário num saquitel furado (Ageu 1. 6). E isto é o que acontece com os que se ausentam da presença de Deus.

Procurar viver na santidade é procurar a prosperidade. A prosperidade é luz que direciona muito bem a vida. Tudo que é correto, puro, íntegro, atrai o bem, o bom, o melhor, o próspero. Tudo que é bom origina-se da Luz.

A vida em trevas não provém do Senhor Deus. Em Luz, sim. A prosperidade conquistada e mantida diariamente surge quando você está no Senhor que ilumina seus pensamentos, dá força e norteia para soluções que duram, permanecem e crescem. Pare de olhar e alcance, porque você nasceu para brilhar. O seu caminho deve ser de luz. É um direito seu brilhar.

Que a Luz de Deus venha brilhar cem vezes mais em 2011 sobre sua vida.

Bispo

Maurílio Júnior Ribeiro

Você nasceu para brilhar

Todos nós queremos brilhar e ter uma vida iluminada em todos os aspectos e direções. Todos nós queremos abastança e prosperidade. Vida assim, somente será possível com a bênção, a direção e a presença de Deus que tudo sabe e tudo faz.

Como a terra não pode produzir nada sem a luz do sol, pois é ele que dá força a ela para produzir riquezas e maravilhas, assim também é com o homem: nada produzirá sem a Luz de Deus. É ela que nos dá a força e o poder para realizarmos coisas grandes e extraordinárias que fogem ao entendimento. Esta Luz não brilha de uma vez como uma explosão. Ela vai brilhando mais e mais, cada vez mais, até ser como o dia perfeito.

Sem a luz do sol sobre a terra não há dia, não há luz, não há vida de espécie alguma. Tudo seria densas trevas e nada é o que prosperaria.

Assim também é a vida do homem: precisa da presença constante de Deus, que é a nossa Luz, para que haja vida, alegria, prosperidade, saúde, paz e união na família, no trabalho, na vida cotidiana. Sem a Luz de Deus não há verdadeira sabedoria, pois é Deus o Criador do homem e nosso Senhor.

Pergunto-lhe: O que é a terra sem a força e o poder do sol? E o que é o homem sem a força e o poder de Deus? E riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre todas as coisas (I Crônicas 29. 11 e 12).

Entenda que o que vale a pena realmente, é perseverar debaixo desta Luz. É somente através dela que você brilhará. E, saiba que, você nasceu para brilhar. Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, amanhecer que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18).

No entanto, não se pode contar o número de pessoas que não percebe ou ignora o quanto é imprescindível a Luz de Deus para fazer-se brilhar. Sabe que é d’Ele que emana a Luz, que Ele é a própria Luz para fazê-lo brilhar, mas não reconhece como verdadeira esta premissa e fica olhando para o tempo; com isso, nada é o que alcança.

Eu quero muito que você deixe de olhar e alcance, brilhe, prospere, tenha sucesso em tudo que faz.

É necessário aplicar o coração aos caminhos de Deus, perseverar, crer, permanecer firme nos propósitos, porque é do Senhor que vem a Luz, a direção, a orientação, a coragem, a ousadia para que as bênçãos sejam derramadas. Fazer o que agrada a Deus. Viver em Deus.

O próprio Deus nos revela o que está errado, e diz: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos.

Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxeste para casa, eu lhe assoprei. Por quê? – disse o Senhor: por causa da minha casa, que está deserta e, cada um de vós corre à sua própria casa.

É isso. Corre somente atrás de seus próprios interesses; acredita que o sucesso virá e que em breve brilhará longe da presença do Senhor. Grande engano! Ao se afastar da casa do Senhor, preocupando-se mais com os próprios interesses, com os negócios, com as corridas em busca de coisas materiais simplesmente, as coisas não andarão com perfeição, não fluirão e você caminhará na escuridão, sem a Luz de Deus. Olhará, mas não alcançará. E é preciso alcançar.

Não se deve jamais preocupar-se com tantas coisas e deixar a mais importante delas que é depender única e exclusivamente de Deus. E, dependendo exclusivamente do Senhor nosso Deus, todas as demais coisas nos serão acrescentadas.

Semeais muito e recolheis pouco: comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe salário num saquitel furado (Ageu 1. 6). E isto é o que acontece com os que se ausentam da presença de Deus.

Procurar viver na santidade é procurar a prosperidade. A prosperidade é luz que direciona muito bem a vida. Tudo que é correto, puro, íntegro, atrai o bem, o bom, o melhor, o próspero. Tudo que é bom origina-se da Luz.

A vida em trevas não provém do Senhor Deus. Em Luz, sim. A prosperidade conquistada e mantida diariamente surge quando você está no Senhor que ilumina seus pensamentos, dá força e norteia para soluções que duram, permanecem e crescem. Pare de olhar e alcance, porque você nasceu para brilhar. O seu caminho deve ser de luz. É um direito seu brilhar.

Que a Luz de Deus venha brilhar cem vezes mais em 2011 sobre sua vida.

Eu estava abençoado e não via

De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta (Rute 1.21).

Foi isso que Noemi disse quando voltou para Israel.

Quando Naomi saiu com o marido e os filhos, foi porque Israel vivia um tempo de crise e não quiseram esperar pelo socorro do Senhor no lugar em que estavam. Foram, então, para outra terra chamada Moabe. Nela, o marido e os filhos morreram. Noemi ficou sozinha sem saber o que fazer, época em que recebe notícias de que o Senhor havia socorrido Israel. Ela toma uma atitude inteligente e decide voltar. Quando Noemi soube, em Moabe, que o Senhor viera em auxilio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar para sua terra (Rute 1.6). Além de todas essas perdas, Noemi estava muito amargurada e culpava a Deus por suas dores (Rute 1.20 e 21).

Quando Noemi saiu com a família, foi porque achavam que estava ruim onde estavam e que seria melhor irem para outro lugar. Depois, ela reconhece que estava abençoada onde estava ao usar a expressão “de mãos cheias eu saí, de mãos vazias estou retornando”.

Noemi com sua família é o exemplo do que, lamentavelmente, acontece com freqüência: a pessoa está em Deus, está na igreja, está sendo abençoada e vencendo. Porém, na vida há batalhas a serem vencidas, situações difíceis para serem superadas e que permanecendo no Senhor com perseverança, serão sempre vencidas. Mas, a pessoa não faz isso; ao contrário, faz escolhas que, como Noemi, trazem tristeza, sofrimento e, muitas vezes, perdas irreversíveis como no caso dela.

Quantas vezes eu ouvi pessoas dizendo: “Eu nunca deveria ter feito isso”, “Eu nunca deveria ter saído”, “Se eu pudesse voltar atrás não teria feito”. Mas, afirmo o seguinte com muita frequência: “Tome cuidado com a sua mente! O diabo trabalha para cegar o entendimento das pessoas e, muitas vezes, consegue virar tanto a cabeça delas a ponto de estarem caminhando para o abismo e não conseguirem ver.”

Muitas pessoas estão fazendo escolhas erradas. Não é por falta de ouvir a voz de Deus falando: “Não faça isso!”, mas é porque o entendimento é fechado de tal maneira que nada mais sensato entra. É como se perdesse a lucidez, a sobriedade.

Quando nós estudamos o livro de Rute, vemos que quem ficou em Israel no período da crise foi totalmente cuidado por Deus. Boaz, por exemplo, parente de Noemi, passou pela crise esperando em Deus. E quando ela voltou, ele estava rico; e a Bíblia diz que, muito influente! E ela, com uma mão na frente e outra atrás.

A Bíblia deixa claro que só há um meio de frutificar, e é com perseverança; e que O justo vive pela fé e não pode recuar e os que recuam são destruídos (Hebreus 10. 36 ao 39).

Será que as pessoas precisam entrar num fundo de poço, num processo de perdas e aflições para conseguir reconhecer que estão abençoadas? Noemi somente reconheceu que estava abençoada depois que perdeu tudo e só faltava perder a vida. Estava em Israel e só servia para eles irem embora para Moabe. Consideraram a situação ruim onde estavam. No entanto, em Moabe, ela viu, verdadeiramente, o que era sofrimento!

Se uma pessoa não vencer em Deus, sem Deus é que ela não vai vencer mesmo. Se estiver passando por uma crise, por problemas, mas com Deus, ela sabe que vai vencer. Mas, sem Deus, como será? A quem vai recorrer?

Após terem saído da direção de Deus e resistido tanto tempo numa terra estranha até não ter mais nada para perder, o que, aliás, é uma atitude que muitos têm: ficam insistindo numa decisão, numa escolha errada, achando que uma hora as coisas vão mudar. E está provado que se você sai da direção de Deus, Ele não o acompanhará.

A bênção de Deus não acompanhou Noemi e sua família. Por isso, ela decidiu voltar, que foi sem dúvida a decisão mais acertada depois de tantas erradas, o que lhe proporcionou uma velhice cuidada, amparada e digna.

Deus pôde virar o cativeiro de Noemi somente quando ela voltou para sua terra. Penso que é bem simples a pessoa entender: é permanecer em Deus até o fim; e, se sair, voltar correndo. Livrar-se de sentimentos mesquinhos como o orgulho, e entender que já foi feita muita coisa errada e está na hora de fazer as coisas da maneira correta.

Esta mensagem não caiu nas tuas mãos por acaso, porque as coisas não acontecem por acaso nem são circunstanciais. Deus trabalha com propósito. Se você está passando por um momento difícil, não arrede o pé do lugar em que está. Agarre-se ainda mais em Deus. Vigia a sua mente. Repreenda pensamentos contrários. Rejeite conselhos de quem não tem o Espírito de Deus. Tape os seus ouvidos para as vozes estranhas. Como Deus socorreu os que ficaram em Israel, vai socorrê-lo também.

Se você já agiu como Noemi saindo da “sua terra”, volte agora! Livre-se de todo embaraço (Hebreus 12.1 e 2). E corra para o Senhor.

Volte à prática das primeiras obras. Sentimentos como orgulho, você deve colocar na lata do lixo. Pensamentos como: “O que vão dizer?” “O que vão achar? ” você deve ignorar. Lembro-o que você só tem uma vida e que, possivelmente, quem está sofrendo é você. E a salvação é individual.

Voltando, buscando o Senhor e perseverando n’Ele, Ele vai virar o seu cativeiro e restaurar a sua vida.

As pessoas que perseveraram neste ano de 2010 testemunham que já vivem o melhor ano de suas vidas. Afirmam que a Promessa já se cumpriu: A glória da última casa é maior do que a da primeira. Não ouço, porém, a mesma fala daqueles que desistiram, saíram, até mesmo porque o Senhor Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer.

Você pode finalizar este ano com outra postura e iniciar o ano novo com visão totalmente renovada. Está em suas mãos. Deus quer amá-lo e quer abençoá-lo. Ele realmente quer.

As Promessas do Senhor são para você também. Lembre-se, entretanto, que o Senhor somente pôde restaurar a vida de Noemi em Israel. Em Moabe ela somente perdeu. O mesmo serve para você. Deus só vai restaurar a sua vida, cumprindo o desejo do seu coração se você estiver n’Ele, na presença d’Ele e no lugar que Ele determinou. Entende-me?

Oro para que o Senhor clareie o seu entendimento e que, ao invés de se revoltar, de se amargurar, e de até responsabilizar Deus por suas perdas, você aja e venha buscar a Deus.

Deus o abençoe muito. Espero que esteja entre nós neste último mês. E se o Senhor não vier, que possamos viver juntos um 2011 incrível, em nome de Jesus. Amém.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Você fala ou você age?

Não é o que falamos e sim o que fazemos que prevalece. As atitudes é o que contagiam, e não as palavras.

Ao longo desses anos, tenho conhecido muitas pessoas e visto as mais variadas atitudes e reações. Pessoas que dizem que querem vencer, conquistar, serem felizes; fazem promessas: “Eu vou chegar lá”, “eu terei isso”, “eu terei aquilo”, “um dia eu serei feliz!” Falam muito dos seus sonhos, mas muitas dessas não agem de acordo com o que dizem. Apesar de terem tudo para avançar e receber as promessas de Deus, nada ou quase nada do que dizem tanto almejarem, é o que tocam.

O pai tinha dois filhos, pediu aos dois que fossem trabalhar na vinha. O primeiro até disse que não queria, mas depois tomou a atitude certa e foi. O segundo, não questionou e não colocou obstáculo, e de imediato disse que ia, mas não foi. E o Senhor deixou bem claro que o primeiro agradou ao pai, porque ele agiu dentro daquilo que o pai esperava. E é isso que Deus espera daqueles que O invocam. Atitudes de perseverança, de determinação, de obediência.

Que adianta dizer: “eu amo a Deus e eu tenho fé” e não ter obras? A pessoa diz isso, mas faz a vontade dela e não a de Deus. Diz que crê, mas age como quem não crê. É tudo em vão, não tem sentido porque não há resultado. É tão comum ouvirmos: “eu não aguento mais”, “eu daria tudo para minha vida mudar”, “eu sonho com isso…” E quando a pessoa é dirigida a fazer o que é necessário para findar com a dor e viver o sonho, muitas, reagem de forma negativa deixando claro que não estão dispostas a tudo como haviam dito antes.

Há pessoas que deixam claro que, fazer o que é preciso para sair do sofrimento, da frustração, é mais difícil do que o próprio sofrimento e a frustração. Porque, veja bem: quando uma pessoa real-mente não quer mais uma coisa, a ideia é que ela co-loque toda força necessária para sair daquilo. A ideia é que ela não meça esforços.

Tudo tem um preço, um processo a ser respeitado, renúncias, tem que investir, mas muitos querem de graça. Eu vejo que muitos estão na condição do segundo filho, falam mas não fazem. E aí, vem alguém que faz e vence, e muitos perguntam: “Por que”? E eu respondo com o que Jesus falou: “Digo- -lhes a verdade, os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no reino de Deus. Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso vocês não se arrependeram e nem creram nele”. Jesus estava falando para os religiosos, gente que se dizia de Deus, que repudiavam os publicanos e as prostitutas, só que eles não manifestavam a fé viva, e estes estavam se arrependendo e colocando em prática a fé no Senhor Jesus. E o Senhor estava deixando bem claro que uns falavam bastante, mas outros estavam agindo. Uns já se colocavam como santos, e outros, estavam provando, abandonando a vida de pecado e seguindo rumo à obediência da Palavra de Deus.

A Bíblia diz que Deus não faz acepção de pessoas, as Promessas d’Ele são para todos que creem. A maioria das pessoas que já testemunharam em 2010, disseram que estão vivendo o melhor ano de suas vidas. E aí tem que vir o entendimento: Deus espera que você mostre na prática o quanto crê n’Ele e o quanto realmente quer suas vitórias.

Entramos agora nos 52 dias para a restauração de todo aquele que crê. Se você decidir arrancar com toda determinação, Deus vai restaurar a sua vida e você também vai finalizar este ano dizendo que viu a glória de Deus.

As bênçãos do Senhor são para você, mas está aqui bem explicado: eram dois filhos, um falou e outro fez, e o pai se agradou daquele que obedeceu.

Espero que, em nome de Jesus – após ler esta mensagem –, a sua postura diante de Deus, da vida e de tudo que você diz desejar seja completamente modificada com ação ousada na prática de uma fé viva.

Determino força, disciplina e que os olhos do seu entendimento sejam completamente iluminados. Amém.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder do Ministério Mudança de Vida
- Igreja Mundial de Criso -



Como obter “Grandes Colheitas”

Vocês esperavam grandes colheitas, porém elas foram pequenas. Leia Ageu, capítulo 1

Na época do profeta Ageu, o povo esperava o que nós esperamos para este ano: “Grandes Colheitas”. No entanto, com o procedimento que teve, não foi o que viveu.

Deus revela um incômodo sobre a postura do Seu povo no versículo quatro: Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento enquanto a minha casa continua destruída. O que importava ao povo era o próprio interesse e não o de Deus.

2 Coríntios 9. 10 diz: Deus dá semente ao que semeia. Entendo assim; se uma pessoa não quer semear, então por que precisa da semente? Se não quer abençoar, por que precisa da bênção?

São muitos os que se iludem pensando que podem avançar sem se comprometer com Deus e Sua obra. Não podem. Veja o que diz o versículo seis: Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada. Mesmo com extremo esforço humano, o povo não tinha o resultado esperado. Tudo que fazia para suprir até mesmo necessidades básicas, era inútil.

O mesmo acontece na vida de muita gente que hoje também concentra todo investimento e esforço no físico, natural, humano. E também tem muita gente que ao investir no espíritual não investe o melhor; por isso, também não veem resultados.

Dedicar-se a Deus cada dia mais, buscá-l’O assiduamente, participar dos jejuns e campanhas, semear no Reino de Deus através de dízimos, ofertas e votos é o investimento que realmente faz a diferença. As pessoas que se abriram, verdadeiramente, para este entendimento, confirmam esta verdade através de grandes testemunhos.

O povo a que me refiro neste texto, ambicionava muito, tinha grandes expectativas para o futuro e até trabalhava para atingir o objetivo, porém, somente de forma humana. E o resultado foi este: Vocês esperavam grandes colheitas, porém elas foram pequenas (v. 9).

Não adianta esperar, desejar e ambicionar muito, se o investimento espiritual for pequeno e o que se faz em Deus e para Deus é sempre pouco. E, quando estavam levando para a casa o pouco que colheram, eu soprei tudo para longe… porque vocês só vivem cuidando das suas próprias casas, mas não se importam com a minha Casa, que está destruída (v. 9).

Deus não aceita pouco. Ele quer muito. Quer o melhor que podemos oferecer de nós mesmos a Ele, e a Sua obra.

Para que o povo entendesse, Deus permitiu que terrível seca atingisse pessoas, animais e plantações. O Senhor disse: Eu fiz com que houvesse seca nos campos e montanhas; fiz com que a seca atingis-se as plantações de cereais, as parreiras, as oliveiras e todas as outras plantações do país. Ela castigou as pessoas, os animais e todas as plantações (v. 11).

A chuva representa a bênção do Senhor sobre o povo d’Ele. Sem chuva sobre a terra não há produtividade, não há fruto e não há colheita. Definitivamente, não dá para viver e avançar para coisas maiores sem a bênção de Deus sobre nós.

Deus deixou bem claro ao povo, que grandes colheitas viriam somente se ele O priorizasse, dependesse d’ele e oferecesse a Ele o melhor. Deus espera que, também hoje, haja este entendimento de nossa parte.

Primeiramente você dá a Deus o que Ele pede; em seguida você recebe o que deseja. Você manifesta a fé, semeia e investe de forma espiritual; depois colhe os resultados almejados.

Este é o ano da “Grande Colheita”. É esta a Promessa que Deus tem para nós. Entretanto, vale lembrar que quanto maiores as conquistas almejadas, maior deve ser o investimento no âmbito espiritual, pois a vitória vem de Deus.

Não dependa somente das suas próprias forças. Por mais inteligente, forte e capaz que sejamos, somos seres limitados. Com Deus, porém, podemos ir além do que imaginamos.

Com Deus vivemos resultados ilimitados e sobrenaturais como os que Isaque viveu: enriqueceu e se tornou poderoso numa terra de fome. (Gênesis 26. 12).

Lance-se em Deus sem medo. Dependa d’Ele e invista corajosa-mente n’Ele. Vale a pena. Você apalpa os resultados.

Vamos nos dedicar mais e mais ao SENHOR! Tão certo como nasce o sol, ele virá nos ajudar; virá tão certamente como vêm as chuvas da primavera que regam a terra (Oséias 6.3).

…pois é ele quem manda as nuvens e a chuva para fazer com que os campos produzam colheitas para todos (Zacarias 10.1).

Um forte abraço.

Bispo Danilo Marcuzzo

Nada acontece do dia para noite

Muito ouvi quando pequeno, um adágio popular que encontrei real sentido só na fase adulta: “De grão em grão a galinha enche o papo”. Em verdade, esse ditado é uma expressão bíblica que se aplica em todas as áreas de nossas vidas.

Pense nas suas maiores conquistas: profissional estabelecido; financeiro estável; família abençoada; saúde impecável; vida de alegria e bom humor permanente.

Tudo isto são conquistas que não “cairam” sobre você num dia e no outro já estava tudo assim. Cada situação foi criada aproveitando as oportunidades que surgiam trabalhando as com toda força que lhe veio às mãos; sempre na fé que Deus prosperaria cada atitude, cada reação. Assim, hoje, você as vive de forma abençoada como verdadeiros símbolos de vitória, que muitas vezes pareciam inatingíveis. Você perseverou; perseverou muito! Agora olha para trás para se lembrar como tudo começou e o que vê é a marca da Promessa que Deus fez e cumpriu.

Por outro lado, há o que, ao olhar, nada mais vê que grandes perdas, derrotas em todas as áreas, situações atuais que, passadas, foram bem melhores e com dias de paz. Ficou, porém, somente a dor, a perturbação, o sofrimento, a agonia. Isso também não aconteceu do dia para a noite. Não anoiteceu com tudo muito bom e plenamente conquistado, e amanheceu com tudo ruim e perdido. As perdas foram acontecendo gradativamente, aos poucos, devagar, imperceptivelmente. As oportunidades foram descartadas, não se colocou confiança em Deus, não se creu que Ele faria prosperar. Fazia por fazer e sempre na força do braço, longe de Deus, na direção da visão humana, seguindo o fluxo das multidões ou segundo o conselho do ímpio.

Foram várias atitudes, ou a falta delas em conjunto que determinou a vida como ela está, quer seja boa, quer seja ruim.

Embaso meu texto em Salomão que contribuiu com os dois âmbitos do viver: 1- De sabedoria, em Cantares 2.15: Peguem as raposas, apanhem as raposinhas, antes que elas estraguem a nossa plantação de uvas que está em flor. 2- De experiência da própria vida, por ter tido 700 mulheres e 300 concubinas.

No primeiro exemplo somos alertados às pequenas atitudes que sempre somadas às anteriores tornam-se vultosas ações. Costuma-se não dar a devida atenção a essas pequenas atitudes, considerando somente os grandes problemas. E não são somente estes que des- troem um viver por completo. São as “ra- posinhas”, os problemas pequenos, que vão devagar dando forma à vida, definindo-a.

Resolvidas a soma dos pequenos problemas pelo empenho e perseverança, vence-se e vive-se grandes vitórias. Não resolvidas, o que era pequeno se acumulou, cresceu e virou grande dor.

Não se preocupe somente com os problemas gigantescos. Cuide dos pequenos, das raposinhas que destroem a vinha inteira.

Quanto a quantidade de mulheres de Salomão, nos faz lembrar da continuidade das coisas que fazemos para o bem ou para o mal. Salomão não se casou do dia para a noite com 700 mulheres e 300 concubinas; ele foi sim, permitindo que isso acontecesse. Um dia casava com uma, no outro dia com outra, até que chegou a esse ponto: 1000 mulheres! Foi essa terrível soma de erros, um dos principais motivos da destruição de Salomão; a ponto de Deus avisá-lo que estava perdido, pois se desviara da ordenança que havia feito ao Seu povo e que ele perderia o reinado para outro.

Pegue o exemplo de Salomão para não mais fazer o que desagrada a Deus. Faça o que agrada a Deus, mesmo que lhe pareça pequeno e insignificante. Deus quer de você o melhor todos os dias. Até os detalhes precisam ser de Deus. A continuidade é que faz as coisas pequenas se tornarem grandes e permanentes, e, num repente, você verá que o melhor, o

sucesso pleno está sendo vivido por você.

Interrompa o ciclo de derrotas: pare com as pequenas coisas que entristecem a Deus. Invista nas pequenas e também nas grandes e faça continuamente o que O agrada e O apraz. É dessa forma que você viverá as Promessas que Ele tem para você. Em nome de Jesus, Amém.

Bispo Anderson Cassin

Chega de correr atrás do vento

Salomão se ocupou com muitas coisas, experimentou tudo o que pode ser experimentado, fez tudo que havia para se fazer, mas, no fim de sua experiência se sentiu irrealizado e amargo. Conclui: “Desprezei a vida.”. Ele diz que tudo era inútil; que era correr atrás do vento.

Buscar realização em qualquer coisa que o mundo tem para oferecer é correr atrás do vento. E não importa o quanto corramos atrás dele, o vento sempre escapa e sempre escapará. Podemos ser rápidos, muito velozes, mas jamais conseguiremos pegá-lo.

Por várias vezes, Salomão usa a expressão que “tudo é vaidade”. Em verdade, aqui na terra, tudo é exercício de vaidade se não temermos a Deus e obedecermos Sua Palavra.

Nos dias atuais também têm muitas pessoas com o mesmo problema de Salomão: experimentam tudo que podem imaginar para encontrar satisfação e alegria na vida, mas no fim acabam esgotadas, decepcionadas e frustradas.

Viver sem paz não tem sentido. São muitos os que em busca de paz buscam e se envolvem com tantas e muitas coisas, mas a Bíblia afirma que é o Senhor quem nos dá a paz, a paz que excede todo entendimento. Então, realização, satisfação, ter a alma saciada, depende totalmente do nosso relacionamento com Deus.

Paz é igual a poder: sem ela você ficará decepcionado, desanimado, frustrado, fraco.

O homem mais sábio que já pisou na terra, desfechou seu livro de Eclesiastes 12.13, dizendo que a conclusão de tudo é temer a Deus e obedecer os Seus mandamentos. E deixou claro que isso é essencial para o ser humano.

Eu me refiro a um homem que em Eclesiastes 2.10, diz: Não me neguei nada do que os meus olhos desejaram, não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Esse homem viveu tudo e desfrutou de tudo. Além de muito ouro e muita riqueza, muitas construções, muitos servos e muitos rebanhos, tinha prestígio, tinha honra, era admirado e reverenciado no mundo. Gente de todo lugar viajava longas distâncias para conhecê-lo.

Salomão possuía um harém: teve 700 mulheres e 300 concubinas.

Com tantas coisas que dão prazer à carne, pode-se indagar: esse homem tinha tudo, tudo que uma pessoa precisa para ser feliz. Por que, então, se sentia tão frustrado, tão angustiado, revelando tanta amargura? Qual é, pois, o segredo da felicidade?

O próprio Salomão responde: Temer a Deus.

Salomão se distanciou de Deus e se ocupou com muitas coisas que o levaram para mais longe ainda do Senhor. Em busca de alianças foi se casando com mulheres de fé pagã, de outros países. Salomão permitiu sacrifícios a deuses estranhos acontecerem diante dele.

Salomão sabia o que era certo, mas pendeu para a direção oposta. O homem mais sábio agiu com insensatez. Deus deu a ele tudo, porém, que permanecesse o Senhor como prioridade. Entretanto, Salomão colocou como prioridade agradar à carne, como ele mesmo afirma: Não me neguei nada, não me privei de nada.

Quando alguém quer agradar e seguir ao Senhor, tem que negar a si mesmo. O próprio Senhor Jesus não agradou a Ele mesmo! E Salomão, importava somente em agradar a si mesmo.

Se todos os prazeres aos quais Salomão se entregou, realmente fossem sinônimos de felicidade, além de mais sábio, Salomão teria sido o homem mais feliz da Terra. E não foi o caso. Ele mesmo deixa claro que devemos ser felizes, apreciar a vida e afirma que, Ao homem que agrada a Deus, Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade (Eclesiastes 2.26).

Aí se encontra o verdadeiro segredo para a felicidade: agradar a Deus; temer a Deus; reverenciá-l’O acima de tudo; fazer d’Ele a prioridade de nossa vida.

Diante da pergunta: “Fazer a vontade de Deus é fácil, Bispa?” Respondo: “Não é fácil. Temos muitos e muitos desafios, mas, isso é o que traz a verdadeira satisfação, realização, a paz real”.

Deus tem o melhor para o Seu povo. Entretanto, é preciso entender que para se ter uma vida abençoada e realizada, o Senhor precisa estar no centro.

Nós estamos no ano da grande colheita. Isaque temia a Deus. O Senhor era a prioridade de Isaque. Ele foi um homem extremamente honrado por Deus. Isaque teve uma mulher e a Bíblia diz que ele a amou e essa mulher o preencheu.

Salomão começou bem, porém, perdeu o foco e a direção.

Para os que temem a Deus há garantia total de vitórias. E você que lê minha mensagem, se estiver se sentindo vazio, irrealizado, frustrado, angustiado e sem paz, decida viver para Deus, ter um relacionamento verdadeiro com o Senhor, submeter-se à vontade d’Ele. Tenha certeza, que tudo que não tem acontecido, vai acontecer. E o que você busca tanto, talvez há muito tempo, você vai viver e desfrutar. Chega de correr atrás do vento. Amém.


Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder espiritual do ministério

“Mudança de Vida”

Procure sempre parecer feliz e satisfeito

Entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder.

Todos nós devemos comer, beber, e aproveitar bem o que ganhamos com nosso trabalho; isso é um presente de Deus. A Bíblia diz: Procure sempre parecer feliz e satisfeito (Eclesiastes 9.8).

Nascemos programados para conquistar, vencer, obter a realização pessoal. Satisfação e felicidade dependem de escolha. Nós somos o que somos e se estamos onde estamos é porque os nossos pensamentos e ideias nos conduziram até aqui. Só podemos mudar o que somos e onde estamos se ousarmos mudar os nossos próprios pensamentos. Se entendermos que não podemos ser felizes, com certeza, não seremos.

Há pessoas que se especializam em sentimentos negativos como: mágoas, traumas, frustrações, decepções, tristezas e angústias, cultivando-as. Enxergam tristeza em tudo e argumentam que a vida não passa de sofrimento. São contínuos perdedores. Os argumentos mais utilizados é que são vítimas da sociedade injusta. Julgam-se fracas, incapazes e não merecedoras. Repetem com frequência que não adianta lutar porque já fizeram isso outras vezes. Que não adianta fazer um esforço maior e que devem se conformar com a vida que levam. Agindo assim, não vencem e ficam solitárias.

A Bíblia nos aconselha a não nos associar aos que vivem de mau-humor, nem andar em companhia de quem facilmente se ira. Do contrário, acaba-se imitando essa conduta caindo em armadilha mortal. Isto está em Provérbios 22. 24.

É desgastante ficar perto de alguém que só reclama e questiona. Pessoas assim, não têm metas, não se esforçam e vivem sem propósito. E na vida há um tempo para cada propósito. Tudo tem o seu tempo determinado e certamente há um tempo para cada coisa. E esperar sentado não gera ação.

O conformismo e a acomodação só trazem lamentos e sofrimentos. Um fato não se pode negar: que a pessoas determinadas, decididas, pessoas inteligentes, sábias, focadas, comprometidas, centradas, que não esperam acontecer, mas fazem acontecer; que lutam, insistem e perseveram em mudanças, são vencedoras. Sabem que uma porta não permanece fechada para sempre; que ao bater e insistir, de algum modo, ela abrirá.

Pessoas felizes são práticas e bem resolvidas. Veem facilidade em tudo.

É muito bom ver alguém alegre e feliz. Não há sofrimentos, lamentações, choros, reclamações. É só alegria! Como seria bom se todas as pessoas fossem assim: felizes e de bem com a vida!

Pessoas felizes são companheiras, sente-se prazer em ficar perto delas. Notamos que pessoas alegres têm outra visão da vida, são motivadas, têm projetos, propósitos, sabem onde vão chegar, têm metas estabelecidas.

A Bíblia diz que, O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá secar os ossos (Provérbios 17. 22).

Alegra a sua alma e o seu espírito. Deus tem Promessas grandiosas. 2011 será um ano de grandes colheitas. Felicidade existe só com Jesus.

Deus o abençoe.

Bispo

Eduardo Henrique

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!