Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CONTINUAR SOFRENDO, POR QUÊ?

Tem muito ser humano bom e íntegro sofrendo demais. Por quê?

Acontecem situações cotidianas que mais se assemelham a um caos total. E para alguns, elas se repetem de forma assustadora! Esse caos poderá ser revertido?

Eu acredito. É preciso, entretanto, entender muito bem o que devemos naturalmente ser, para que fomos criados e que postura o Senhor Deus exige que tenhamos no dia-a-dia tanto em situações boas como nas caóticas.

A justificativa não muda muita coisa para a pessoa que vive dela. São habituais algumas colocações quando a mim se dirigem: “Eu sou uma pessoa boa, faço bem ao próximo, desejo somente o melhor a toda gente, sou muito esforçado Bispo Maurílio, e nada de especial acontece comigo. Nunca vivi um milagre! É sempre assim: nada dá certo. E eu sou tão boa pessoa!…”

Eu faço uma pergunta paralela a essas justificativas: Você acredita que Deus o tenha criado para ser diferente disso? Acredita que Ele o tenha criado para ser diferente de um ser humano bom, de boa índole, honesto, idôneo, caridoso, fraterno, amável, de bom caráter, esforçado e trabalhador? Pois entenda que tudo isso é nossa obrigação.

Nós fomos criados por Deus para, primeiramente, adorá-l’O. Entretanto, em termos de condição humana privilegiada que temos, Deus nos criou para sermos, naturalmente, boas pessoas. Ele não criou um ser humano sequer para ser malfeitor, desonesto, mau caráter, preguiçoso, maldoso.

A Bíblia afirma que Deus fez tudo perfeito. Infelizmente, o homem sai buscando coisas novas que estragam a perfeição de Deus e o impede de conhecer o que Deus quer dele.

Tudo que o homem semear, isto também ceifará. Ser bom, honesto, trabalhador, feitor do bem, sempre nos trará colheitas muito boas, pois quando amamos, somos amados; quando respeitamos, somos respeitados; quando damos, recebemos e assim sempre em frente. Mas tudo isso é obrigação nossa. E obrigação é obrigação. Devemos, naturalmente, ser assim; porém, sem os milagres esperados, a vida segue numa rotina que judia. E então eu ouço sempre: “Bispo Maurílio, eu sou tudo isso… e quero viver grandes milagres, mas nunca vivi. E vejo que jamais viverei. Eu quero viver experiências grandes com Deus. Não quero resultados corriqueiros, naturais.”

Realmente tem muita gente boa, honesta, íntegra, sofrendo demais, com a vida em sofrimento contínuo, num beco sem saída e a pessoa se esconde em justificativas por ser bom e caminhar na retidão. A Bíblia, entretanto, afirma: O justo viverá pela fé. E também diz: O meu povo tem sido destruído porque lhe faltou conhecimento.

O fato então, é que Deus requer muito além do que é nossa simples obrigação. Ele requer de cada um, atitude de fé que reverte toda e qualquer situação caótica, a fé que faz viver grandes milagres e liberta das justificativas e dos sofrimentos. Entra nesse momento a inteligência espiritual, o conhecimento espiritual, o ouvir a Palavra para o despertamento das atitudes de fé. É esta a postura que Deus exige de todos nós: que tenhamos atitude de fé. Que acreditemos nos milagres que Ele opera. Que O busquemos de todo coração tendo a certeza que Ele faz. Isto sim depende exclusivamente da pessoa para que cultive a fé que opera grandes milagres. Porque o que é natural será sempre natural. O que é obrigação será sempre obrigação. Mas o que é sobrenatural depende exclusivamente do poder da fé, portanto, sempre caberá a nós.

Muitas vezes vive-se um caos na área financeira; outras vezes, no aspecto conjugal; em outras, na saúde; é problema atrás de problema que, aparentemente, são irreversíveis, incontroláveis. “Não há o que fazer”, é o que se afirma. E é justamente nesse momento que o conhecimento da Palavra deve fluir pondo em prática a atitude de fé que Deus espera que tenhamos. Quando a fé é natural, a pessoa nem sequer tem a coragem e a ousadia de falar com Deus. Geralmente, desabafa com outra pessoa comum como ela mesma, expondo-lhe os problemas. Conta-se para A, para B, para C, lançando sobre estes as aflições, e sem retorno algum, porque não será lançando aos outros nossos problemas que situações caóticas se reverterão, mas sim, através de atitude de fé no poder de Deus. E estas atitudes de fé vêm do buscar a Deus, de ouvir e ouvir muito e sempre a Palavra de Deus.

Neste contexto espiritual de vida, garanto-lhe que o caos será desfeito, porque Deus é o Único que reverte qualquer situação caótica. Não espere que, somente por ser bondoso, honesto, amável, caridoso, você conquistará o que almeja em termos de tudo que sonha e projeta; inclusive, a felicidade esperada.

Atitude de fé! Isto sim. E repito que a fé vem do ouvir e ouvir a Palavra de Deus que lhe dá conhecimento para lutar contra o caos, profetizar coisas boas e fazer, realmente, acontecer.

Anele ser bom – que é obrigação – à atitude diferenciada de fé no poder de Deus – que é o que Ele espera de todos nós. E diga adeus ao sofrimento contínuo.

Bispo MAURÍLIO

Lance a fé

Moisés clamou ao Senhor e Este lhe indicou um arbusto. Ele o lançou na água, e esta se tornou boa (Êxodo 15.25)

Fazia três dias que Moisés caminhava com o povo no deserto sem encontrarem água. Quando encontraram, a água não era boa para beber. O lugar chamava Mara, cujo significado é “amarga”.

O povo se pôs a reclamar e Moisés falou com Deus que o mandou lançar um determinado arbusto na água. Moisés obedeceu. Imediatamente a água se tornou potável, boa para beber.

Em outra situação, alguns homens da cidade procuraram Eliseu dizendo-lhe que determinada cidade era bem localizada, mas que a água não era boa; por causa disso, a terra se tornara improdutiva. Em 2 Reis 2.20, Eliseu diz: “Ponham sal numa tigela nova e tragam-na para mim”. Ele pegou o sal, foi até a nascente, jogou-o nela, e profetizou que aquela água fosse purificada, que nunca mais causasse mortes nem a terra fosse mais improdutiva. E a Bíblia diz que a água ficou boa e continua assim até hoje, conforme a palavra de Eliseu.

Em mais outra situação, em tempo de crise e fome, Eliseu estava com os discípulos dos profetas. Mandou Eliseu que o seu servo preparasse uma sopa. Um deles foi ao campo apanhar legumes e encontrou uma trepadeira. Mesmo não sabendo o que era, colheu-a e colocou-a no caldeirão da sopa. Começando a tomá-la, gritaram: “Homem de Deus, há morte na panela!”. E não tomaram mais da sopa, pois era venenoso o fruto que fora colhido e colocado nela. Eliseu pediu um pouco de farinha, colocou no caldeirão e disse: “Sirvam a todos”. E já não havia mais perigo no caldeirão (2 Reis 4. 41).

Humanamente, essas três situações que registrei eram irreversíveis e impossíveis: as águas de Mara e da cidade de Eliseu, e o caldeirão de sopa contendo vegetal mortífero. No entanto, as três situações foram completamente mudadas. Tudo que era ruim ficou bom, porque foi colocada a fé em prática. O arbusto, o sal e a farinha nada mais são do que a fé em ação. Eles usaram a fé.

Você deve eliminar agora o arbusto, o sal, a farinha e transformar tudo isso numa única ação: a FÉ.

Quantas vezes vemos pessoas abrindo mão de algo, de sonhos, de projetos, desistindo de tudo, desprezando-os, porque lhes foi colocado que aquilo não tem jeito, não tem saída, não dará certo e que não há o que fazer. Absorve-se tudo isso de forma natural, e deixa-se de viver algo grande, porque se olhou de forma humana, natural.

Veja você:

- Moisés caminhou com o povo, três dias, sem encontrar água; quando a encontram, não era boa. O que fazer?!… Deus orientou a usar a fé e fazer com que a água ficasse boa.

- O pessoal da cidade disse a Eliseu que a cidade era bem localizada, que tinha tudo para funcionar, mas a água não era boa. Eliseu não orientou ninguém a mudar da cidade, mas sim, resolveu o problema: foi junto à água e lançou a fé naquilo que era o problema, que era a água, e ela ficou boa.

- Analisemos, então, a pessoa vivendo um tempo de escassez e, de repente, tem de jogar fora um caldeirão inteiro de sopa, porque junto dos alimentos é encontrado vegetal tóxico. Em momento algum Eliseu cogitou jogar a sopa fora; manifestou sim, a fé; e o que não era bom, ficou bom.

Eu creio que é exatamente isto que Deus fala com você neste momento: “Use a FÉ”! “Não ceda ao natural, manifeste uma fé sobrenatural”.

Pode ser que você tenha sido sentenciado de alguma maneira: um diagnóstico médico, uma questão jurídica, alguma outra situação, e as previsões são as piores! Foi-lhe, talvez, colocado como impossíveis e irreversíveis. Independentemente do que foi de forma negativa profetizado, “Manifeste a fé”!

Deus não espera que você abra mão de algo porque lhe foi colocado que não vai dar certo ou que não tem jeito. Lance a sua fé. Se for na família, no relacionamento, na vida profissional ou financeira, enfim, seja o que for que você esteja vivendo hoje e que parece ter terminado, ter chegado ao fim e, humanamente, não há mais nada que ser feito, coloque a fé em prática. Profetiza como Eliseu fez, purificando a água, dizendo que não haveria mais mortes e que a terra seria produtiva.

Eu tenho certeza que Deus quer agir na sua vida. Ele quer que situações não boas sejam revertidas. Deus quer que você viva o milagre! É necessário, porém, que você trabalhe juntamente com Ele. Lance a fé nessa questão e desfrute do poder de Deus. Amém.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Deus quer levá-lo além!

O livro de 2 Reis, capítulo cinco, faz forte narrativa sobre Naamã. Chamado de grande guerreiro, Naamã foi comandante do exército da Síria. Homem muito respeitado, honrado por todos, inclusive pelo seu senhor, o rei da Síria. Porém, depois de atingir o sucesso, depara-se com triste realidade: foi acometido de lepra. E no ápice da carreira estava fadado ao fracasso; parecia ter chegado seu fim.

Naquela época, ser leproso significava perder todo respeito e honra que conquistara durante anos de muita luta. Significava trilhar o caminho do retrocesso a partir daquele momento. E a ninguém foi predestinado percorrer tal caminho!

Para ser curado da doença, Naamã teria que mergulhar sete vezes no rio Jordão. E para fazer algo tão simples, muitos não hesitariam nem por um momento; atirar-se-iam o mais rápido que pudessem no rio e mergulhariam quantas vezes fosse preciso. Mas não foi isso que ele fez.

As conquistas e o sucesso de Naamã tornaram-no arrogante e orgulhoso. E, por pouco, seu ego não o impediu de se submeter ao que lhe fora dito que fizesse. Por fim, dando lugar à razão e à inteligência, humilhou-se, quebrantou-se e obedeceu.

Fazendo isso, não obteve apenas a cura da lepra, mas algo muito maior aconteceu: A vida dele mudou! Teve um encontro com o verdadeiro Deus! Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel… teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor (2 Reis 5.15b e 17b).

Deus é surpreendente! Ele trabalha sempre com o propósito de nos levar além do que imaginamos e buscamos. A princípio, a lepra parecia o fim de uma vida, mas foi o que levou Naamã ao começo de outra muito melhor.

Às vezes, situações acontecem que, aparente- mente, são para destruição; mas, se fizermos as escolhas certas e tomarmos as decisões corretas, elas apenas servirão de trampolim para coisas infinitamente maiores. Se você conhece bem a Bíblia sabe que a história de Naamã não é a única que elucida essa verdade.

Quando Abraão colocou Isaque no altar parecia que ali se ia o sonho de uma vida; mas naquele momento Deus não apenas proveu o sacrifício em lugar de Isaque como também lhe confirmou o cumprimento de todas as Promessas que havia feito.

Quando Israel se viu encurralado entre o mar e os egípcios todos pensaram que era o fim, mas foi onde presenciaram um dos maiores milagres da história e receberam livramento definitivo como Deus tinha planejado com muita antecedência.

Parecia o fim da linha para Daniel quando estava prestes a ser jogado na cova dos leões, mas de lá saiu ileso e foi promovido no governo da Babilônia. A mesma sensação teve os três jovens que foram lançados na fornalha ardente, mas tiveram o mesmo fim de Daniel.

E, assim, eu citaria tantos outros que viveram situações que pareciam o fim, e que, em verdade, contribuíram para grandes avanços porque fizeram a escolha certa.

Observe se Deus não tem trabalhado para que você cresça, amadureça e O conheça, de verdade, através das situações que tem vivido. Ao invés do orgulho, da revolta, da indignação, da rebeldia, dos questiona- mentos, da dúvida e do seu “eu” sair à frente, faça a vontade de Deus prevalecer na sua vida. Hu- milhar-se, obedecer, confiar, esperar, perseverar são as escolhas que o levarão muito além do que deseja.

Submeta-se a Deus e ao que Ele quer que você faça e certamente se surpreenderá com o que Ele pode e vai fazer na sua vida.

Deus sabe perfeitamente como agir. Acredite; mais do que resolver um problema, Ele deseja levá-lo a uma vida de vitórias com resultados inimagináveis; e o requisito para se viver assim é um encontro real com o verdadeiro Deus e uma mudança interior.

Que o Senhor ilumine o entendimento de todos. Amém!

Bispo Danilo Marcuzzo

FÉ SOBRENATURAL

Qual foi a última vez que você manifestou essa fé; você se lembra? Pois a fé sobrenatural é a que traz resultados sobrenaturais. É essa fé que temos que usar no nosso dia-dia, em todo momento e em qualquer situação, seja ela grave ou não.

Sempre encontro pessoas que deixam transparecer ansiedade e não a fé.

A ansiedade atrapalha as conquistas, porque, ninguém gosta mesmo de esperar; acabam impacientes e geram a inquietação. Penso que a paciência é a chave principal para quem quer agir a fé da forma correta e eficaz. A ansiedade traz desconforto para a alma.

Por falta de entendimento, são muitos os que desistem dos sonhos e dos objetivos que traçam. Na falta de entendimento muitas situações negativas são geradas. Uma palavra pode destruir uma carreira ou um casamento. Palavras negativas geram brigas, contendas, divisões, separações. Mas, quando há um bom entendimento tudo se esclarece. E isso acontece somente ao ouvir a Palavra de Deus.

Pessoas que procuram entender a Palavra de Deus sempre têm bons relacionamentos, são flexíveis, moderadas e descomplicadas.

São tantos os que resistem ao batismo, porque julgam não estarem preparados para esse ato, mas o batismo é questão de Fé e não de preparação. Disse Jesus: Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Batismo é decisão e atitude de fé em Cristo Jesus. Muita gente diz: “Por que minha vida não muda?”. Porém, deve mesmo perguntar: “O que eu devo fazer para mudar minha vida?”

Todas as pessoas que fogem das responsabilidades não vencem na vida; e as que as assumem atingem os objetivos.

O Livro de 1 Reis 17.8 relata que, uma viúva de Serepta preparava-se para fazer a última refeição e esperar a morte dela e do filho. Mas, um simples ato de fé e obediência resultou em grande milagre. Ela acreditou na palavra do homem de Deus e foi sustentada por muito tempo. Depois de um tempo, o filho dela ficou doente e morreu. Essa mulher usou o raciocino e teve o entendimento que se o filho não morrera de fome, também não morreria de enfermidade. E teve o filho vivo novamente.

Quando Jesus estava voltando de Nazaré, decepcionado com a incredulidade do povo de sua terra, um oficial do rei chegou a Ele pedindo ajuda, pois o filho estava enfermo. Então, Jesus lhe disse: Se não vires sinais e milagres, não crereis. Nesse momento o oficial manifestou a fé sobrenatural e disse ao Senhor que não era necessário, pois ele acreditava. Quando Jesus viu que ele tinha fé concluiu que não havia necessidade de ir até à casa dele e disse: Vai o teu filho vive, o oficial acreditou na Palavra de Jesus e se foi. Quando chegou em casa o filho estava curado.

Observe o que diz este versículo: Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu Jesus, prostrou o rosto em terra, e rogou-lhe: “Se quiseres, podes purificar-me”. E Jesus estendeu a mão e tocou nele dizendo: “Quero. Seja purificado!” e imediatamente ele foi curado (Lucas 5. 12.13). O leproso mostrou que acreditava e lançou a responsabilidade para Jesus.

A verdade é que muitas pessoas são bloqueadas por falta de entendimento da Palavra. São muitos os testemunhos em que as pessoas relatam ter vivido dessa forma. Eu já conhecia a Palavra de Deus, mas não vivia a fé que faz a diferença. Eu já conhecia a Palavra, mas não a colocava em prática. A mudança aconteceu na minha vida ao ouvir a Palavra de Deus. Meus projetos foram realizados através da prática da fé. São tantos os que afirmam que a fé era limitada e, hoje, estão vencendo e atingindo vitórias, vivendo a fé sobrenatural.

Qual a fé que você tem manifestado? Quando usamos a fé sobrenatural sempre encontramos resposta e solução para tudo. Profetize a partir de hoje: “A minha vida vai mudar”. Que Deus ilumine o seu entendimento. Amém.

Bispo Eduardo Henrique

O que ainda não mudou, mudará! O que ainda não chegou, chegará! E o que ainda não aconteceu, acontecerá!

Com este espírito entramos no mês de dezembro. Para o Ministério Mudança de Vida, este é o mês do “Propósito da Mudança”; por isso, é um mês de muitas e grandes expectativas. Afirmo isso, porque sabemos em quem temos crido e cremos no que está escrito.

Deus é fiel e Sua Palavra jamais falhará! Ele disse: Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão (Marcos 13.31).

Por essa razão, afirmo-lhe que Deus cumprirá o que prometeu. E aos que crerem garanto que não finalizarão o ano frustra- dos.

Ainda que pareça ser tarde ou que já tenha passado da hora, creia que no tempo devido, como diz a Palavra, sua vitória chegará. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos (Gálatas 6.9). Tudo que o Senhor espera é que continuemos a fazer o bem sem desanimar, ou seja, continuemos a manifestar a fé sem retroceder.

O que determina a vitória é a capacidade de manter a fé e o espírito até o fim. Exemplo disso é a passagem que relata a Vitória sobre os Amalequitas, no livro de Êxodo.

Para que Josué vencesse a guerra no campo de batalha, Moisés teve que se manter com as mãos erguidas o tempo todo no alto da colina. Porém, houve momentos que cansado de manter aquela posição cedia ao cansaço e baixava as mãos; imediatamente, tal atitude refletia no campo de batalha. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam (Êxodo 17. 11).

Mesmo Josué lutando da mesma forma, com os mesmos soldados e com as mesmas armas, “inexplicavelmente”, de repente, perdia força diante do inimigo. Nada havia mudado no campo de batalha, mas havia mudado no alto da colina. Nada mudou no lado humano, mas mudou no lado espiritual.

Com certeza você já deve ter ouvido a expressão “Se o espiritual vai bem tudo vai bem”. Isso é fato! Realidade! Não conheço alguém que tenha permanecido, resistido e se mantido em Deus com as mãos erguidas, que tenha fracassado no final.

Manter as mãos erguidas! Manter a fé! Manter o espírito de vitória! É o segredo para vencer.

Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantiveram erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exér- cito amalequita ao fio da espada (Êxodo 17.12 e 13).

Faça o que for preciso para manter suas mãos erguidas. Não descuide do espiritual!

A Bíblia diz que Moisés sentou-se numa pedra – que representa o Senhor Jesus – e foi amparado por Arão e Hur. Aja da mesma forma: sente-se na rocha, apoie-se em Jesus, firme-se no que Ele diz e, se precisar, nós do Ministério Mudança de Vida, seremos como o Arão e o Hur do seu lado, pois sua vitória é nossa vitória.

Não se entregue ao desânimo, ao cansaço, à fraqueza nem à incredulidade. Continue sendo movido pelo espírito da vitória e profetizando que aquilo que ainda não mudou, vai mudar. Que as vitórias que ainda não chegaram vão chegar. E que os sonhos e projetos que ainda não aconteceram, vão acontecer em nome de Jesus.

Anime-se! O ano não acabou! Participe conosco deste “Propósito de Fé da Mudança” e dê condições a Deus de Se manifestar com poder na sua vida.

Mas amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. (2 Pedro 3.8).

Trinta e um dias é tempo suficiente para Deus fazer uma reviravolta na sua vida, se você crer. Creia e mantenha suas mãos erguidas até o fim!

Determino que você finalize 2011 dizendo que, “Este ano foi o melhor ano da minha vida, em nome de Jesus”.

Bispo Danilo Marcuzzo

Prudente como a serpente

O escorpião aproximou-se do sapo que estava à beira do rio. Como não sabia nadar, pediu carona para chegar do outro lado da margem.

Desconfiado, o sapo respondeu: “Ora, escorpião; só se eu fosse tolo demais! Você é traiçoeiro, e vai me picar, soltar o seu veneno e eu vou morrer”.

Mesmo assim, o escorpião insistiu, com argumento lógico de que, se picasse o sapo, ambos morreriam. Com promessas de que poderia ficar tranquilo, o sapo cedeu, o acomodou em suas costas e começou a atravessar o rio.

Ao fim da travessia, o escorpião cravou o seu ferrão no sapo e saltou ileso à margem.

Atingido pelo veneno e começando a afundar, o sapo desesperado quis saber o motivo de tamanha crueldade, e o escorpião respondeu friamente: “Porque essa é a minha natureza”!


A história acima é bem conhecida, mas infelizmente, muitos têm agido como o ingênuo sapo. Alerto sobre a natureza de pessoas que eu chamo de “escorpião humano”.

Jesus nos aconselha: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, seja prudente como serpentes e simples como as pombas (Mateus 10.16).

Prudência significa a qualidade de quem reflete e reage com moderação, equilíbrio, cuidado e cautela, por isso o Senhor Jesus usou a serpente como um exemplo positivo para nós: a capacidade de identificar inimigos. Ela está sempre atenta e quando precisa, age com muita frieza para se defender. Essa frieza é o que eu chamo de agir com a razão e não com a emoção , seria uma espécie de “malícia positiva”.

Se no lugar do sapo a história falasse de uma serpente, pela sua prudência, ela não teria sido enganada pelo escorpião.

O Livro de Josué, capítulo 9, fala sobre o grande e experiente líder, Josué, sendo enganado pela astúcia dos inimigos. Um povo que se fez de vítima somente com intuito de enganá-lo para se infiltrar no meio do povo de Deus. Eles estavam totalmente dominados pela falsidade, mentira e cheios de más intenções. Josué, com toda sua experiência, agiu com o coração e deixou-se enganar por esse povo inimigo. Ao invés de pedir a direção de Deus, agiu impulsionado por um sentimento de piedade, mesmo sendo um grande líder, não teve a prudência da serpente.

Caro leitor; neste artigo não vou falar sobre resolver problemas, mas sim, orientá-lo a evitar que alguns problemas aconteçam, pois muitos estão pagando um preço alto hoje por ter acreditado em “verdadeiros escorpiões”.

Infelizmente, vivemos dias maus onde o amor de muitos tem se esfriado.

Não é porque uma pessoa fala de Deus, frequenta uma igreja ou prega o Evangelho que ela é digna de confiança. É preciso haver cuidado. Já diz o ditado que de “boas intenções o inferno está cheio”.

É uma pena que muitos só tenham o entendimento aberto depois de muitas decepções.

Até para ajudar alguém, devemos pedir a orientação de Deus, caso contrário, podemos nos prejudicar. Muitas pessoas sabem como mentir, manipular, fazer-se de vítima porque isso faz parte da natureza delas e essa natureza só pode ser mudada através de um verdadeiro encontro com Deus e com muito esforço.

Minha intenção não é dizer que não devemos amar ou ajudar ao próximo, mas ensinar que devemos fazer tudo com prudência e direção de Deus.

Conheço muita gente que está pagando preço alto hoje, por ter acreditado em pessoas que não eram dignas de confiança. Alguns foram imprudentes, emprestaram o nome, folha de cheque, foram fiadores, acreditaram e entregaram-se afetivamente ou amorosamente à outras e frustraram-se. Até no chamado “meio evangélico” é preciso haver muita atenção. Analise bem. Se aquilo que está sendo ensinado não estiver na Bíblia, é tudo invenção e mentira. Há pessoas que hoje são prudentes como a serpente, e que infelizmente, aprenderam somente depois de sentir a dor da “picada” do escorpião.

É claro que há pessoas bem intencionadas e dignas de confiança, mas sem dúvida são a minoria. A boa notícia é que Jesus nunca vai te decepcionar.

Se você tem um “Judas” em sua vida, faça como Jesus: não guarde mágoa, nem perca tempo, ele vai acabar se enforcando sozinho.

Às vezes, na vida, é preciso colocar em prática aquele ditado popular: “Faça-se de morto para faturar o defunto”. Sem dúvida este é um assunto que pode causar discordância e polêmica, mas se não fosse tão sério, Deus não teria deixado um alerta tão eficaz como está em Jeremias 17.5: Maldito o homem que confia no homem e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!