Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pérola de sabedoria: as pequenas, mas, poderosas atitudes

Existem, realmente, pérolas de sabedoria a serem seguidas. Não há nada mais poderoso do que a “atitude” para gerar resultados positivos e sucesso na vida de muitas pessoas. E, também, nada mais devastador na vida de outras.

Por que é que existem pessoas muito bem sucedidas, enquanto outras, extremamente fracassadas? Cristãos comendo do melhor e outros abaixo da sobrevivência? Uns felizes sentimentalmente e outros frustrados e infelizes? Muitos preenchidos espiritualmente, enquanto muitos vazios? Tantos encontrando tropeços nas dificuldades e outro tanto crescendo sobre elas?

A diferença está nas atitudes e na fé de cada um, uma vez que não é somente conquistar. É parar de ser roubado. E o roubo acontece num processo quase que imperceptível. A pessoa não percebe, senão estiver atenta. Basta estar distraído.

Certa vez alguém disse que a diferença entre as pessoas é muito pequena. Realmente. Porém, a pequena diferença é, em realidade, muito grande!

Viver uma vida de felicidade e muito sucesso é algo que Deus planejou para nós. Ele não tem prazer ou glória em vidas medíocres.

É muito bom observar pessoas realizadas financeira, profissional, sentimental, familiar e conjugalmente. Elas mantem bom relacionamento com o Senhor e têm atitudes embasadas no perfil de Deus: com o cônjuge, com a família, com os colegas de trabalho, com o dinheiro, com a saúde.

É comum a pessoa que sofre uma derrota gigantesca, responsabilizar um grande problema. Grande engano! Nas piores situações foca-se num grande erro, num grande pecado. Entretanto, as pequenas atitudes formam um processo devastador sobre todos os aspectos da vida.

Um casamento que se desfaz, começa a ser destruído lá atrás com distrações em pequenas atitudes: uma palavra que magoa, que machuca, que fere; uma rispidez; uma falta de atenção que o outro considera importante, são atitudes muito pequenas que começam a devorar a grande colheita; e a vida saudável que era para desfrutar do companheirismo, da amizade, da cumplicidade, começa a ser machucada, ofendida, maltratada. Ao invés da guerra ser fora, começa a ser dentro. E a guerra fora já estava tão grande! Quando se afirma que o casamento acabou, ele já estava acabando há muito tempo. Não devia ter sido surpresa.

“Bispo; estou surpreso e arrasado! Fui mandado embora do trabalho”. Não era para se admirar, pois a dispensa já estava elaborada havia muito tempo através das pequenas atitudes: um atraso ontem e outro hoje; uma falta num dia e outra no outro; reclamações, murmúrios, questionamentos, palavras indevidas. O roubo começou lá atrás. Arrebentou aqui na frente. Ele pensa que foi mandado embora na fala, “Você está dispensado”. Não. Em verdade, ele começou a ser dispensado bom tempo atrás.

Assim também é com o endividado: pensa que assim está devido um grande prejuízo. Não. O endividamento começou ao comprar uma coisinha aqui que só cus-tava $ 50, mas que não precisava; outra que por ser somente $100 também foi comprada, mas que não tinha necessidade; assumiu uma parcelinha muito pequena aqui e outra lá; gastou mais dinheiro do que entrou; não controlou a ansiedade, não esteve atenta às pequenas atitudes que devoraram a vinha toda.

É como o que tem vício: “A hora que eu quiser eu largo”, é a marca registrada na fala dele. Os “inhos”, os “zinhos” tomam conta do viver. Dão origem a um monstruoso desastre. Só um copinho; um golinho; uma saidinha; uma olhadinha. Conheço gente que, não resistiu e assistiu à primeira fita pornográfica. Viciou em assistir e passou às práticas vistas. Conheço também os que através de uma olhadinha, houve uma vezinha somente e perdeu a esposa que tanto amava. Por causa de uma vezinha somente, contraiu-se HIV. Outro… prisão de anos!

O fundo do poço vem por causa das pequenas atitudes. Ele não chega de uma vez.

É um processo formado por pequenas atitudes. Não tem zelo, não tem cuidado, não vigia e entra num caos muito grande.

Gosto muito de observar as pessoas, principalmente, as bem sucedidas e aprender com as “atitudes delas”. Porque, com certeza, nenhuma delas é bem sucedida por força do acaso, mas sim, em função das atitudes inteligentes e sábias.

Aprendi que, O tempo e a sorte pertencem a todos (Eclesiastes 9. 11). E é. A sorte e a oportunidade pertencem a todos, porém, são as escolhas e as atitudes de cada um que o conduzirá à derrota ou ao triunfo.

Descobri também, que o homem que se preocupa em agradar a Deus recebe sabedoria, conhecimento e felicidade. Medite sobre Eclesiastes 2. 26.

Caro amigo; tornar- -se um ser humano feliz e realizado é consequência de atitudes que agradam ao Senhor Deus. Atitudes de fé! Mesmo porque, Tudo que o homem semear, isso também colherá.

Observe e analise as atitudes dos que vencem, quer sejam atitudes no casamento, no trabalho, no dirigir as finanças, no compromisso com Deus. Observe a coragem, a ousadia na fé. Observe muito bem, pois tenho certeza que aprenderá lições valiosas para seu bem viver.

2011 poderá ser tudo de diferente! Depende de cada um. Depende de você.

O que você está disposto a semear? E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor Deus o abençoou… e se tornou muito grande.

Comece com atitudes certas e sábias que agradam a Deus, já! Faça, sem medo, seus “Projetos de Conquistas para 2011”, tendo em vista as atitudes diárias para que você não somente conquiste, mas que não venha a ser roubado por tolas atitudes que formam um processo devastador. Tenho, e tenha também, a certeza que você colherá cem vezes mais no decorrer do ano.

Abraço!

Bispo

Maurílio Júnior Ribeiro

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!