Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

sábado, 13 de junho de 2009

DICAS PARA VIVER BEM

Você pode adotar novas atitudes que podem ajudar a melhorar sua qualidade de vida do ponto de vista psicológico e afetivo. Esteja atento às sugestões de posturas e perspectivas dos acontecimentos no seu cotidiano e veja o que pode ser adquirido de forma definitiva em sua vida:

1 - Respire fundo ao ar livre várias vezes ao levantar pela manhã e durante o dia. Evite ficar muitas horas onde não há ar circulante.

2 - Tome sol pelo menos uns 15 minutos pela manhã, antes das 9 horas, ou à tarde, após 16 horas.

3 - Evite fumo, bebidas alcoólicas, café, chá preto, e outras bebidas que contém cafeína, como Coca-Cola, Pepsi-Cola. Seja temperante, usando com moderação o que é saudável e evitando o que não é saudável.

4 - Durma de 7 a 9 horas por noite, evitando deitar após as 23 horas. Para dormir melhor evite se alimentar perto da hora de deitar, assistir programa de TV ou ler sobre assuntos dramáticos, violentos. Não se concentre na dificuldade para dormir. Relaxe e diga para sim mesmo: vou deitar e quando vier o sono, dormirei.

5 - Exercite-se diariamente. Serviços de casa, como varrer, lavar roupa, etc., não vale. Caminhar é melhor, sem contra - indicações e grátis! Se não está acustumado, comece a caminhar em passos firmes o que puder cada dia aumentando até chegar à uma hora por dia. Se preferir, ande de bicicleta ou pratique natação. O importante é o exercício ser feito com constância (no mínimo 3 vezes por semana).

6 - Coma alimentos simples, naturais, preparados da maneira mais simples possível. Tome um bom desjejum; cerca de 5 horas após, almoce bem e após outras 5 horas, se precisar, tome um lanche leve. Nos intervalos use apenas água pura. Evite gorduras especialmente de origem animal. Evite açucar, e frituras. Coma muita fruta, verduras, legumes, cereais integrais, castanhas, nozes. Cozinhe com menos óleo e sal possível. No almoço coma também algo cru. Varie cada semana o tipo de alimento. Evite os enlatados e produtos industrializados.

7 - Beba de 6 a 8 copos de água por dia, fora das refeições, mesmo se não sentir sede. Comece com 1 ou 2 jejum ao acordar. Tome banho com água agradável cada dia, esfregando bem o corpo com uma bucha para ativar a circulação.

8 - Tudo o que você pensa, influi no que sente e faz. Então, cultive pensamentos positivos, de confiança, de esperança, não permitindo que fiquem em sua mente pensamentos negativos, os quais prodizirão sentimentos negativos se não forem repelidos. Perdoe a si mesmo pelas suas falhas. Perdoe as pessoas pelas falhas delas em relação a você. Pense no que você pode fazer de útil para outros, e faça, e a cura virá.




Sugestões para viver com Saúde


Através de um estilo de vida saudável, pode-se reduzir os riscos de desenvolver doenças. Aqui estão as dez maiores estratégias para aumentar sua saúde, bem estar e qualidade de vida:




01. Não fume. O fumo é o fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfizema e outras doenças de alto risco. Evidências mostram que o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios. Assim, se você fuma, faça um grande favor a você mesmo e aos que estão ao seu redor - pare agora!



02. Coma bem. Evite alimentos gordurosos, preferindo frutas e vegetais. Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo calórico diário e coma frutas ou vegetais freqüentemente - dois passos simples que podem melhorar bastante sua dieta no dia-a-dia.



03. Exercite-se. Exercício não precisa doer para ser benéfico. Se é feito regularmente, mesmo de modo leve - como subir escadas, andar, dançar ou fazer jardinagem - pode fazer muito pela sua saúde, energia, disposição e aparência pessoal.



04. Controle seu peso. Excesso de peso pode sobrecarregar seu coração e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer; danifica as articulações do quadril, joelhos e tornozelos; e coloca um sério obstáculo no seu estilo de vida. Excesso de peso pode também afetar sua aptidão física para realizar os exercícios necessários para manter-se saudável.



05. Proteja seu bem-estar. Gerencie seu stresse, trate estados de depressão e insônia, e mantenha boas relações pessoais.

a) Controle o stresse. Um grau elevado de stresse - ou a incapacidade de lidar com o mesmo - pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer “não” sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o stresse em sua vida.

b) Tenha um sono tranqüilo. O sono repara as energias gastas durante o dia. Uma boa quantidade de sono por noite contribui para seu bem estar físico e emocional.

c) Mantenha bons contatos sociais. Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, é fácil perder contato com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para “estar em contato”.

d) Construa uma rede de relações. Quando você se sente sobrecarregado, ou sofre de depressão, ansiedade ou insônia, é importante ter o suporte de amigos e familiares. Se isto não for possível, estas condições devem ser efetivamente tratadas com apoio profissional.



06. Não abuse do álcool. Para muitas pessoas, tomar um drinque aqui ou ali não é prejudicial. Porém, uma incapacidade de controlar o consumo de álcool pode causar sérios problemas de saúde, aumentar acidentes, estragar ou romper relações. Se você acha que tem um problema de alcoolismo, peça ajuda profissional, ou a um grupo de suporte.



07. Dirija com segurança. Pratique direção defensiva, use sempre o cinto de segurança e deixe outra pessoa dirigir, se você tiver bebido. Nunca pegue carona de alguém que esteja alcoolizado.



08. Faça exames preventivos. Converse com seu médico sobre exames preventivos para evitar sérios problemas de saúde no futuro. Os tipos de exames a realizar dependem de sua idade, sexo, e história pessoal de doenças. Seu médico pode recomendar o melhor programa para você.



09. Adote normas de segurança. Faça de sua casa uma zona livre de acidentes, colocando remédios, venenos e armas de fogo em locais fechados, guardando escadas e ferramentas em locais apropriados, e ensinando às crianças normas de segurança em relação ao fogão, aquecedores, etc.



10. Pratique sexo seguro. Se você é sexualmente ativo, tome os cuidados apropriados (como o uso da camisinha) para proteger sua saúde e de sua parceira contra doenças sexualmente transmissíveis.



Organização pessoal melhora a qualidade de vida.

Não deixe faltar tempo para cuidar de si mesmo...

O trabalho e a correria durante a semana muitas vezes fazem com que as pessoas percam a energia e a vontade de viver intensamente os momentos que a vida tem a oferecer. Isso acontece principalmente com aqueles que ainda não sabem como organizar seus dias adequadamente e acabam se perdendo em meio a tantas atividades, dando espaço ao cansaço, às dores no corpo e à falta de disposição. Com isso, não abrimos espaço para dar a devida atenção à pessoa mais importante em nossas vidas: nós mesmos!

È possível perceber que poucas pessoas conseguem alcançar a plena satisfação pessoal em meio a toda a correria do dia-a-dia. O problema é que muita gente faz as coisas certas na hora errada ou então gasta muito tempo com atividades desnecessárias. As consequências disso são as horas extras no trabalho, o stress e a decepção por querer realizar muitas coisas e sentir-se mal por não ser capaz. Quantas vezes você já disse para si mesmo que gostaria de ter mais tempo com os seus filhos, com os amigos, com o companheiro ou então mais disposição para si mesmo, mas o cansaço não o permitia? È possível sim ser produtivo no trabalho e realizar tudo o que precisa, tendo espaço ainda para aproveitar o melhor da vida pessoal com simples mudanças nos seus hábitos de organização.

Anote tudo, não esqueça nada! Com as novas tecnologias, a famosa e velha agenda de papel vem sofrendo muito preconceito por parte dos profissionais, que junto com elas, abandonam o hábito de escrever suas atividades. Para os adeptos às inovações tecnológicas, sugiro que procurem algumas ferramentas existentes hoje para a organização pessoal. Adote novamente o hábito de escrever o que precisa ser feito nos próximos dias e planeje a execução. Confiar seus compromissos apenas na memória não é uma maneira recomendável para cumpri-los no prazo correto;

Algumas pessoas podem não acreditar no planejamento por não conseguirem cumpri-lo adequadamente. O motivo é que esta organização pode estar sendo feita de forma errada. Muita gente faz uma lista imensa de atividades e no fim do dia percebe que não conseguiu cumprir um terço dela. Por isso, após escrever quais são as suas atividades importantes e urgentes, pergunte-se quanto tempo levará para realizar cada uma delas. Então some e analise a real possibilidade de fazer tudo dentro do seu tempo disponível no trabalho. A dica é começar com pouco tempo de tarefas e depois expandir gradativamente para adquirir esse hábito;

Respeite seus limites como hoje as informações correm em uma velocidade acelerada, surgem mais compromissos e trabalho durante o dia. Assim, o tempo destinado à realização daquelas atividades que já haviam sido planejadas é reduzido. Por um desejo - ou uma obrigação - de fazer tudo rápido, as pessoas parecem querer abraçar o mundo e tentam fazer mais do que podem, ficando até mais tarde no escritório ou levando para casa. Esse é um erro que deveria ser evitado ao máximo. È claro que nem sempre temos como fugir disso, mas realizando um bom planejamento, não desperdiçando tempo e conhecendo nossos limites, podemos fazer aquilo que sentimos prazer e conquistar uma vida melhor, com mais qualidade de vida e satisfação!

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!