Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Eu estava abençoado e não via

De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta (Rute 1.21).

Foi isso que Noemi disse quando voltou para Israel.

Quando Naomi saiu com o marido e os filhos, foi porque Israel vivia um tempo de crise e não quiseram esperar pelo socorro do Senhor no lugar em que estavam. Foram, então, para outra terra chamada Moabe. Nela, o marido e os filhos morreram. Noemi ficou sozinha sem saber o que fazer, época em que recebe notícias de que o Senhor havia socorrido Israel. Ela toma uma atitude inteligente e decide voltar. Quando Noemi soube, em Moabe, que o Senhor viera em auxilio do seu povo, dando-lhe alimento, decidiu voltar para sua terra (Rute 1.6). Além de todas essas perdas, Noemi estava muito amargurada e culpava a Deus por suas dores (Rute 1.20 e 21).

Quando Noemi saiu com a família, foi porque achavam que estava ruim onde estavam e que seria melhor irem para outro lugar. Depois, ela reconhece que estava abençoada onde estava ao usar a expressão “de mãos cheias eu saí, de mãos vazias estou retornando”.

Noemi com sua família é o exemplo do que, lamentavelmente, acontece com freqüência: a pessoa está em Deus, está na igreja, está sendo abençoada e vencendo. Porém, na vida há batalhas a serem vencidas, situações difíceis para serem superadas e que permanecendo no Senhor com perseverança, serão sempre vencidas. Mas, a pessoa não faz isso; ao contrário, faz escolhas que, como Noemi, trazem tristeza, sofrimento e, muitas vezes, perdas irreversíveis como no caso dela.

Quantas vezes eu ouvi pessoas dizendo: “Eu nunca deveria ter feito isso”, “Eu nunca deveria ter saído”, “Se eu pudesse voltar atrás não teria feito”. Mas, afirmo o seguinte com muita frequência: “Tome cuidado com a sua mente! O diabo trabalha para cegar o entendimento das pessoas e, muitas vezes, consegue virar tanto a cabeça delas a ponto de estarem caminhando para o abismo e não conseguirem ver.”

Muitas pessoas estão fazendo escolhas erradas. Não é por falta de ouvir a voz de Deus falando: “Não faça isso!”, mas é porque o entendimento é fechado de tal maneira que nada mais sensato entra. É como se perdesse a lucidez, a sobriedade.

Quando nós estudamos o livro de Rute, vemos que quem ficou em Israel no período da crise foi totalmente cuidado por Deus. Boaz, por exemplo, parente de Noemi, passou pela crise esperando em Deus. E quando ela voltou, ele estava rico; e a Bíblia diz que, muito influente! E ela, com uma mão na frente e outra atrás.

A Bíblia deixa claro que só há um meio de frutificar, e é com perseverança; e que O justo vive pela fé e não pode recuar e os que recuam são destruídos (Hebreus 10. 36 ao 39).

Será que as pessoas precisam entrar num fundo de poço, num processo de perdas e aflições para conseguir reconhecer que estão abençoadas? Noemi somente reconheceu que estava abençoada depois que perdeu tudo e só faltava perder a vida. Estava em Israel e só servia para eles irem embora para Moabe. Consideraram a situação ruim onde estavam. No entanto, em Moabe, ela viu, verdadeiramente, o que era sofrimento!

Se uma pessoa não vencer em Deus, sem Deus é que ela não vai vencer mesmo. Se estiver passando por uma crise, por problemas, mas com Deus, ela sabe que vai vencer. Mas, sem Deus, como será? A quem vai recorrer?

Após terem saído da direção de Deus e resistido tanto tempo numa terra estranha até não ter mais nada para perder, o que, aliás, é uma atitude que muitos têm: ficam insistindo numa decisão, numa escolha errada, achando que uma hora as coisas vão mudar. E está provado que se você sai da direção de Deus, Ele não o acompanhará.

A bênção de Deus não acompanhou Noemi e sua família. Por isso, ela decidiu voltar, que foi sem dúvida a decisão mais acertada depois de tantas erradas, o que lhe proporcionou uma velhice cuidada, amparada e digna.

Deus pôde virar o cativeiro de Noemi somente quando ela voltou para sua terra. Penso que é bem simples a pessoa entender: é permanecer em Deus até o fim; e, se sair, voltar correndo. Livrar-se de sentimentos mesquinhos como o orgulho, e entender que já foi feita muita coisa errada e está na hora de fazer as coisas da maneira correta.

Esta mensagem não caiu nas tuas mãos por acaso, porque as coisas não acontecem por acaso nem são circunstanciais. Deus trabalha com propósito. Se você está passando por um momento difícil, não arrede o pé do lugar em que está. Agarre-se ainda mais em Deus. Vigia a sua mente. Repreenda pensamentos contrários. Rejeite conselhos de quem não tem o Espírito de Deus. Tape os seus ouvidos para as vozes estranhas. Como Deus socorreu os que ficaram em Israel, vai socorrê-lo também.

Se você já agiu como Noemi saindo da “sua terra”, volte agora! Livre-se de todo embaraço (Hebreus 12.1 e 2). E corra para o Senhor.

Volte à prática das primeiras obras. Sentimentos como orgulho, você deve colocar na lata do lixo. Pensamentos como: “O que vão dizer?” “O que vão achar? ” você deve ignorar. Lembro-o que você só tem uma vida e que, possivelmente, quem está sofrendo é você. E a salvação é individual.

Voltando, buscando o Senhor e perseverando n’Ele, Ele vai virar o seu cativeiro e restaurar a sua vida.

As pessoas que perseveraram neste ano de 2010 testemunham que já vivem o melhor ano de suas vidas. Afirmam que a Promessa já se cumpriu: A glória da última casa é maior do que a da primeira. Não ouço, porém, a mesma fala daqueles que desistiram, saíram, até mesmo porque o Senhor Jesus disse: Sem mim nada podeis fazer.

Você pode finalizar este ano com outra postura e iniciar o ano novo com visão totalmente renovada. Está em suas mãos. Deus quer amá-lo e quer abençoá-lo. Ele realmente quer.

As Promessas do Senhor são para você também. Lembre-se, entretanto, que o Senhor somente pôde restaurar a vida de Noemi em Israel. Em Moabe ela somente perdeu. O mesmo serve para você. Deus só vai restaurar a sua vida, cumprindo o desejo do seu coração se você estiver n’Ele, na presença d’Ele e no lugar que Ele determinou. Entende-me?

Oro para que o Senhor clareie o seu entendimento e que, ao invés de se revoltar, de se amargurar, e de até responsabilizar Deus por suas perdas, você aja e venha buscar a Deus.

Deus o abençoe muito. Espero que esteja entre nós neste último mês. E se o Senhor não vier, que possamos viver juntos um 2011 incrível, em nome de Jesus. Amém.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!