Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

CONTINUAR SOFRENDO, POR QUÊ?

Tem muito ser humano bom e íntegro sofrendo demais. Por quê?

Acontecem situações cotidianas que mais se assemelham a um caos total. E para alguns, elas se repetem de forma assustadora! Esse caos poderá ser revertido?

Eu acredito. É preciso, entretanto, entender muito bem o que devemos naturalmente ser, para que fomos criados e que postura o Senhor Deus exige que tenhamos no dia-a-dia tanto em situações boas como nas caóticas.

A justificativa não muda muita coisa para a pessoa que vive dela. São habituais algumas colocações quando a mim se dirigem: “Eu sou uma pessoa boa, faço bem ao próximo, desejo somente o melhor a toda gente, sou muito esforçado Bispo Maurílio, e nada de especial acontece comigo. Nunca vivi um milagre! É sempre assim: nada dá certo. E eu sou tão boa pessoa!…”

Eu faço uma pergunta paralela a essas justificativas: Você acredita que Deus o tenha criado para ser diferente disso? Acredita que Ele o tenha criado para ser diferente de um ser humano bom, de boa índole, honesto, idôneo, caridoso, fraterno, amável, de bom caráter, esforçado e trabalhador? Pois entenda que tudo isso é nossa obrigação.

Nós fomos criados por Deus para, primeiramente, adorá-l’O. Entretanto, em termos de condição humana privilegiada que temos, Deus nos criou para sermos, naturalmente, boas pessoas. Ele não criou um ser humano sequer para ser malfeitor, desonesto, mau caráter, preguiçoso, maldoso.

A Bíblia afirma que Deus fez tudo perfeito. Infelizmente, o homem sai buscando coisas novas que estragam a perfeição de Deus e o impede de conhecer o que Deus quer dele.

Tudo que o homem semear, isto também ceifará. Ser bom, honesto, trabalhador, feitor do bem, sempre nos trará colheitas muito boas, pois quando amamos, somos amados; quando respeitamos, somos respeitados; quando damos, recebemos e assim sempre em frente. Mas tudo isso é obrigação nossa. E obrigação é obrigação. Devemos, naturalmente, ser assim; porém, sem os milagres esperados, a vida segue numa rotina que judia. E então eu ouço sempre: “Bispo Maurílio, eu sou tudo isso… e quero viver grandes milagres, mas nunca vivi. E vejo que jamais viverei. Eu quero viver experiências grandes com Deus. Não quero resultados corriqueiros, naturais.”

Realmente tem muita gente boa, honesta, íntegra, sofrendo demais, com a vida em sofrimento contínuo, num beco sem saída e a pessoa se esconde em justificativas por ser bom e caminhar na retidão. A Bíblia, entretanto, afirma: O justo viverá pela fé. E também diz: O meu povo tem sido destruído porque lhe faltou conhecimento.

O fato então, é que Deus requer muito além do que é nossa simples obrigação. Ele requer de cada um, atitude de fé que reverte toda e qualquer situação caótica, a fé que faz viver grandes milagres e liberta das justificativas e dos sofrimentos. Entra nesse momento a inteligência espiritual, o conhecimento espiritual, o ouvir a Palavra para o despertamento das atitudes de fé. É esta a postura que Deus exige de todos nós: que tenhamos atitude de fé. Que acreditemos nos milagres que Ele opera. Que O busquemos de todo coração tendo a certeza que Ele faz. Isto sim depende exclusivamente da pessoa para que cultive a fé que opera grandes milagres. Porque o que é natural será sempre natural. O que é obrigação será sempre obrigação. Mas o que é sobrenatural depende exclusivamente do poder da fé, portanto, sempre caberá a nós.

Muitas vezes vive-se um caos na área financeira; outras vezes, no aspecto conjugal; em outras, na saúde; é problema atrás de problema que, aparentemente, são irreversíveis, incontroláveis. “Não há o que fazer”, é o que se afirma. E é justamente nesse momento que o conhecimento da Palavra deve fluir pondo em prática a atitude de fé que Deus espera que tenhamos. Quando a fé é natural, a pessoa nem sequer tem a coragem e a ousadia de falar com Deus. Geralmente, desabafa com outra pessoa comum como ela mesma, expondo-lhe os problemas. Conta-se para A, para B, para C, lançando sobre estes as aflições, e sem retorno algum, porque não será lançando aos outros nossos problemas que situações caóticas se reverterão, mas sim, através de atitude de fé no poder de Deus. E estas atitudes de fé vêm do buscar a Deus, de ouvir e ouvir muito e sempre a Palavra de Deus.

Neste contexto espiritual de vida, garanto-lhe que o caos será desfeito, porque Deus é o Único que reverte qualquer situação caótica. Não espere que, somente por ser bondoso, honesto, amável, caridoso, você conquistará o que almeja em termos de tudo que sonha e projeta; inclusive, a felicidade esperada.

Atitude de fé! Isto sim. E repito que a fé vem do ouvir e ouvir a Palavra de Deus que lhe dá conhecimento para lutar contra o caos, profetizar coisas boas e fazer, realmente, acontecer.

Anele ser bom – que é obrigação – à atitude diferenciada de fé no poder de Deus – que é o que Ele espera de todos nós. E diga adeus ao sofrimento contínuo.

Bispo MAURÍLIO

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!