Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Quem é sábio é forte

Sabedoria e fortaleza:
Sabedoria é definida como: razão, prudência, moderação, temperança, sensatez e reflexão. Fortaleza é definida como: vigor, robustez, valentia, poder e com muita possibilidade de vitória.
Entendo ao juntar as duas, que quando alguém age com a razão, há muita possibilidade de vencer.
Agir na razão é ir pelo que se sabe e não pelo que se pensa ou sente. É fazer o que é preciso e não o que se quer ou deseja fazer. É não esperar ter vontade para fazer o que é preciso.

Formação superior e diploma não tornam as pessoas sábias, no meu ponto de vista. E adquirir sabedoria humana à base de estudos e livros, não torna alguém totalmente capaz para vencer na vida. É preciso saber viver. E saber viver é conduzir a própria vida dentro de uma linha racional, à luz da Palavra de Deus. É não permitir que problemas, injustiças, calúnias, preconceitos, decepções, traições, desprezos, rejeições, afetem o emocional, impedindo de seguir em frente.
O apóstolo Paulo fala com clareza sobre o assunto:
Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Filipenses 4.12 e 13).

Paulo é claro: nada do que ele vivia fora dele, independentemente se fosse bom ou ruim, alterava seu comportamento. Nem mesmo o que estava dentro dele. Mantendo uma postura sempre firme e equilibrada diante das mais diversas situações que vivenciou, Paulo mostrou que era um homem sábio. E a Bíblia diz: Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento… (Tiago 3.13).

São muitas as pessoas que reagem muito mal diante dos problemas, das pressões e, principalmente, das emoções negativas. Inclusive, muitos cristãos não mantém uma postura firme, como Paulo. Mostram que não sabem viver, entregando-se à incredulidade, ao desespero e à tristeza. Agem com covardia quando deveriam ser corajosos. São fracos quando deveriam ser fortes. Desequilibram-se quando deveriam se manter equilibrados. Há uma postura inversa à esperada por Deus.

Um varão sábio é um varão forte! O que se espera de uma pessoa sábia é uma postura in-teligente e madura, um bom procedimento diante da vida e dos infortúnios dela.
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não ces-samos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus (Colossenses 19. 10).

A luta de Paulo e sua oração incessante eram para que todos fossem cheios de sabedoria e inteligência espiritual, a fim de que procedessem de forma digna e vencessem.
Hoje o “Ministério Mudança de Vida” também luta com o mesmo propósito porque entende que uma pessoa somente vence, fazendo uso de uma fé inteligente, agindo com sabedoria, dentro da razão e não de forma emocional ou religiosa. Constantemente atende-mos pessoas bem formadas e capacitadas humanamente, mas desprovidas de fé e entendimento. Por isso, estão infelizes, vazios e sem resultados. Adquiriram conhecimento humano, mas não sabem viver, não sabem lidar com as emoções negativas, cedem às emoções, não reagem, não usam a razão, e não vencem.

A Bíblia nos orienta, dizendo: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende sua vida (Provérbios 4.7 e13).
Da sabedoria depende sua vida. Da capacidade de agir com a razão e no temor do Senhor, depende sua vitória. A Bíblia nos orienta a sermos sábios, buscando a sabedoria com muita avidez.

Procure agir com a razão. Faça o que é pre-ciso, ainda que sem vontade. Vá pelo que sabe e não pelo que sente e pensa. Lide com as situações contrárias e negativas com o mesmo equilíbrio de Paulo, mesmo porque, desgastar-se e angustiar-se não trará solução. Mantenha a paz, o equilíbrio, o bom humor e a certeza de vitória, independentemen-te da situação ou do momento que esteja vivendo. Use tudo o que você pos-sui e empenhe-se para ser sábio.
Quem é sábio é forte. É um vencedor.

Deus abençoe sua vida com muita sabedoria e inteligência espiritual em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!