Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

segunda-feira, 27 de julho de 2009

A MATURIDADE QUE NOS CONDUZ A PLENITUDE

“Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;”
Galátas 4:1


Olá queridos, graça e paz, mais uma vez queremos nos edificar através da palavra do Senhor. Paulo está escrevendo aos crentes que se converteram na igreja da Galácia, uma região por onde ele passou pregando em várias cidades. Muitos desses convertidos alcançaram um crescimento considerável. Mas em meio a caminhada cristã surgiram algumas situações polêmicas que neutralizaram o crescimento desses irmãos, e Paulo então traz algumas explicações e razões acerca da importância de continuar crescendo para terem direito as mesmas bênçãos de Abraão.
No capitulo 4, Paulo faz uma analogia entre o herdeiro e o servo, e ele descreve com muita clareza e simplicidade o seu significado, que era um costume que regia algumas civilizações do mundo antigo. Segundo Paulo, em todo o tempo que o herdeiro fosse menor, não tinha direito pleno sobre sua herança e em nada era diferente do servo, ainda que fosse Senhor de tudo. Ou seja, a plenitude de direito só era conferida ao herdeiro a partir do instante em que o mesmo alcançava responsabilidade e maturidade suficiente. Paulo aplica essa analogia aos cristãos da igreja da Galácia, falando acerca da nossa herança espiritual em Cristo Jesus nos convidando a alcançar a maturidade, pois sem a mesma impossível nos será alcançar níveis mais altos em Deus. Somos também desafiados quando lemos a carta de Paulo a igreja de Éfeso, quando ali encontramos a seguinte exortação no capítulo 4: “12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” De fato em toda a bíblia de forma direta ou indireta, somos exortados a crescer em Cristo, a buscar a plena maturidade como filhos de Deus, nessa peregrinação estamos caminhando para a perfeição e está precisa ser desenvolvida passo a passo, dia a dia, cujo processo final acreditamos ocorrerá por ocasião do arrebatamento quando nós nos tornaremos semelhantes a Ele. Ainda complementando esse desafio de crescimento, o escritor do livro de Provérbios, no capítulo 4, versículo 18 diz que a vereda dos justos é como luz da aurora, que vai brilhando, brilhando, até ser dia perfeito.
Analisando o raciocínio do apóstolo Paulo, podemos tirar algumas conclusões a fim de edificar nossa fé. Deus é uma fonte inesgotável e nEle existe uma infinidade de tesouros escondidos, os quais Ele quer repartir com o seu povo conforme 1 Coríntios 2:9 “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”, esses tesouros porém serão outorgados de acordo com a maturidade que decidimos alcançar em Cristo. Deus entregará e confiará grandes coisas nas mãos daqueles que por Ele forem achados dignos e maduros o suficiente para receber, necessariamente não se trata de ser perfeito, pois Ele nos conhece e sabe o quanto somos falhos. Essa maturidade se trata da capacidade de suportar as pressões e na lida do dia a dia resolver os conflitos que surgem em nossas vidas.
Os cristãos da Galácia depois de terem começado bem e alcançado a plenitude do Espírito Santo foram bombardeados por uma seqüência de argumentos baseados no judaísmo que despertou a seguinte dúvida em seus corações: recebemos o Espírito Santo pela provação da fé ou pela lei? E alguns dentre eles estavam quase se convencendo que deveriam cumprir toda a lei, e Paulo refuta esse argumento exortando-os a viver pela fé, porque se insistissem em viver segundo a lei, certamente morreriam. Paulo diz que eles começaram bem, mas tão rapidamente estavam se desviando da fé genuína, daí então o entendimento de que é importante começar bem, mas além de começar bem, precisamos nos esforçar para permanecer bem e terminar bem.
Muitos ao começarem a caminhada cristã, começam hiper, super empolgados, a todo o vapor, mas com o passar do tempo vão se desviando aos poucos do foco e se tornam presas frágeis para o legalismo e sofismas, alguns chegando inclusive a negar a própria fé.



Você se lembra como começou a sua caminhada cristã? Qual era a intensidade do fogo de Deus no seu coração? Como era a sua paixão por Jesus e a sua entrega a adoração? Você continua o mesmo, ou algumas coisas se perderam pelo caminho? Se ao avaliar a sua condição hoje, você percebe que não é mais o mesmo, urgentemente volte ao começo e seja o que Ele quer que você seja e alcance o que Ele tem reservado para sua vida.

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!