Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

segunda-feira, 27 de julho de 2009

E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel




” E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.”
1 Samuel 2:35

O sacerdote tinha como responsabilidade principal ser o elo entre Deus e o povo, ele apresentava Deus para o povo e levava as causas do povo até Deus, era também sua função oferecer sacrifícios ao Senhor por si mesmo e também por aqueles que estavam debaixo de seus cuidados. Um exemplo claro disso nós vemos na pessoa de Moisés, que além de ser levantado como libertador desenvolvia também o ministério sacerdotal, pois não poucas vezes nós o vemos se colocando entre Deus e os filhos de Israel. Embora essa função tenha sido estabelecida no Antigo Testamento e formalizada na vida de muitos homens, vemos também no Novo Testamento como era relevante a sua importância. Em todo o novo testamento somos desafiados a praticar o ministério sacerdotal como indivíduos e também como corpo, nos colocando entre Deus e cidades, pessoas, causas e muitas outras situações. Vejamos alguns exemplos no Novo Testamento onde somos exortados a praticar esse ministério.
Pedro esta nos revelando a condição que temos com homens e mulheres comprados pelo sangue de Cristo Jesus, vejamos o que ele diz em 1 Pedro 2:9, “Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”, voltando ainda ao versículo 5 do mesmo capítulo 2, ele diz que nós somos edificados como casa espiritual para sermos sacerdócio santo, a fim de oferecermos sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Além desse encontramos outros versículos que não nos deixam dúvidas quanto a essa importante responsabilidade do corpo de Cristo como igreja sobre a face da terra. Preste bem atenção ao que nos diz o apóstolo João em Apocalipse 1:5-6, “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.”, encerrando essa seqüência de comprovações bíblicas quanto ao ministério sacerdotal da igreja, veja ainda Apocalipse 5:9-10, “ E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Acredito piamente que nós Cristãos somos instrumentos por meio dos quais Deus quer se mover na vida de pessoas, cidades e nações, através dessa extraordinária função que nos foi delegada, o privilégio de sermos colocados como representantes entre Deus e as pessoas.
A razão porque tomamos como texto base 1 Samuel 2:35, é exatamente por encontrarmos ali um tipo de comportamento sacerdotal que Deus não quer para os nossos dias e nem nós podemos nos espelhar nele. Eli era sacerdote em Israel e tinha começado bem o seu ministério, mas com o passar do tempo ele começa a declinar até chegar a uma total degradação espiritual, abandonando completamente suas responsabilidades diante de Deus e diante da sua casa e para com o povo. Mesmo vivendo esse completo afastamento, Eli é exortado a colocar a sua casa em ordem, porém a letargia e a indolência dominam por completo a sua vida deixando-o na mesma situação. Por conta disso, Deus se manifesta a Eli lhe apontando as causas do porque seu ministério estava sendo rejeitado e não mais seria sacerdote em Israel. “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras os teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Portanto, diz o SENHOR Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” 1 Samuel 2:29-30. Eli dentre muitas coisas desaprovadas no exercício do seu ministério, ele estava honrando mais os seus filhos do que a Deus. Não se deixe enganar, Deus não aceita segundo lugar, e nenhum tipo de oferta ou sacrifício, que seja menor do que fazemos por nossos filhos (nossos filhos merecem o melhor e devemos fazer o melhor por eles, mas o Senhor merece o melhor de tudo o que fazemos). Muitas vezes queremos ser honrados por Deus, mas não damos a Ele a honra merecida, e uma coisa precisa ficar bem clara, Deus só honra aqueles que o honram.
Nessa semana você terá a oportunidade de surpreender o coração de Deus, é obvio que Ele já sabe hoje o que nós faremos amanhã, mas mesmo diante de toda a sua onisciência, tente surpreende-lo, fazendo o melhor que você pode para Ele com o seu tempo, seus recursos e sua própria vida. Você foi chamado nesta geração para ser sacerdote do Deus altíssimo e como geração sacerdotal faça o melhor por Ele e para Ele.



Pr. Luis Gomes

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!