Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Não se entregue, tem saída!

Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida (1Reis 17.9).

Deus mandou que Elias fosse para a cidade de Sarepta, dizendo-lhe que uma viúva o sustentaria. Imediatamente, essa ordem nos leva a pensar em uma viúva rica. No entanto, ao chegar, Elias encontra uma viúva recolhendo gravetos.

Coloque-se no lugar de Elias e imagine que reação você teria.
Certamente toda pessoa emocional e religiosa teria o sentimento de pena e a atitude seria de unir-se a ela e recolher gravetos também.

Movido pela emoção poder-se-ia dizer: “Não posso pedir nada a ela; olha a situação em que está; não tem nem para ela!”. Se assim agisse, não daria condições a ela de praticar a fé de resultados. Elias, porém, não se movia pela emoção, mas sim, pela razão e estava ativo nessa fé.

Nessa conduta, Elias pediu-lhe um pouco d’água. Saindo ela, Elias pediu-lhe também um pedaço de pão. Ela, no entanto, disse-lhe que nada é o que tinha em casa, a não ser um pouco de farinha e um pouco de azeite. Que os gravetos seriam usados para fazer um último bolo com o que lhe restava, comeria e daria ao seu filho; e assim esperariam a morte.

Decididamente e em plena e total razão Elias respondeu-lhe: “Faça primeiro para mim e depois faça algo para você e seu filho”

A própria expressão usada por Elias foi baseada na fé, porque a viúva não tinha para fazer dois bolos!

Tinha para fazer apenas um, mas ele garantiu a ela que a farinha da panela não iria acabar e nem o azeite da botija lhe faltaria. Entregue a uma fé negativa, a viúva dominada totalmente pela emoção, estava com a vida dela e do filho definidas. Entregue ao desespero, sem esperança, via como única saída, a morte. Poderia ter permanecido naquela fé emocional e derrotada e se revoltado contra Elias. Poderia tê-lo visto como um explorador, como abusivo o seu pedido.

Elias poderia ter descido assimilando a fé daquela mulher, assim como ela poderia ter se embrenhado ainda mais na fé em que estava: a fé morta.

Ele, porém, não absorveu aquela fé derrotada e sem futuro e deu a ela a oportunidade de mudar a vida através da prática da fé de resultados. Imediatamente, a viúva abandonou a fé derrotada e abraçou a fé proposta por Elias. Saiu da emoção e entrou na razão, fazendo exatamente o que ele mandara.

Qualquer religioso e emocional chamaria isso de loucura. Morrer, ela morreria de qualquer jeito, e eu penso que: “Ainda que tal situação não viesse a dar certo, é melhor morrer lutando do que entregar-se sem reação nenhuma”.

Mas é impossível não obtermos resultados satisfatórios quando estamos na fé viva da razão. Foi isso que aconteceu com a viúva: mudança de vida.

Elias representava Deus ali; e a Bíblia diz: Tenham fé no Senhor seu Deus e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor e terão a vitória (2 Crônicas 20.20).

A viúva fez o bolo, deu primeiro ao homem de Deus, e a atitude de fé transformou a situação de fracasso total em que vivia para prosperidade e bênção. A farinha da panela e o azeite da botija não acabaram e ninguém morreu por fome.

Essa mulher, com certeza, acreditava em Deus, mas nada via que melhorasse a vida dela e do filho. Mas ao absorver e praticar a fé de resultados apresentada por Elias, as coisas passaram a acontecer. A condição de miséria em que se encontrava reverteu-se, e quando posteriormente, o filho adoeceu e morreu por outra causa, o Senhor o ressuscitou. Então a bênção chegou naquele lar e sobre aquela família.

Nós precisamos fazer desse acontecimento um exemplo a ser vivido por nós e segui-lo, para que possamos fazer com que as Promessas de Deus se cumpram em nossa vida.

Eu sempre repito sem me exaurir: fé religiosa, emocional, empolgada, di- zer que se crê em Deus, dizer que se tem uma Bíblia ou que vai a uma igreja, não vai causar ne-nhum impacto no mundo espiritual. Se não há o entendimento que é preciso crer e ter atitude em cima desse crer; de que é preciso ter ousadia; que é preciso desafiar a lógica; que é necessário trazer à e-xistência dentro de nós primeiro, aquilo que não existe; você não viverá o milagre!

É necessário crer naquilo que não é palpável e vivê-lo dentro de nós como se já fosse matéria. Isso é praticar a fé que traz resultados. É não ceder às pressões, é não ceder aos nãos, é resistir até o fim acreditando que aquela circunstância impossível será revertida.

Acredito que não há um dia que eu não use a expressão: “Não aceite!” Quando a viúva obedeceu a ordem de Elias, a atitude dela expressava exatamente isso: “Eu vou para o tudo ou nada, porque eu não aceito ficar assim”.

Ela correu o risco, se arriscou; poderia não dar certo. Mas com Deus sempre dá certo. Faça isso na sua vida e saia desse estado de entrega. Jogue fora a fé negativa. Saia da emo- ção e entre na razão; diga e mostre, na prática, que você não aceita mais viver como se Deus não existisse, pegando o exemplo da viúva. Corra o risco. A mulher de Sarepta não ti-nha mais nada a perder e só ganhou com o ato de fé. Eu lhe garanto, na prática da fé de resultados a gente só conquista em Deus. Para ela, era o fim da linha, o fim de tudo, mas a oportunidade de vencer tudo aquilo bateu a sua porta, ela agarrou e viveu vitória. Não se entregue, tem saída! Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!