Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

quarta-feira, 24 de junho de 2009

O coração é um péssimo líder

O coração é mais enganoso do que qualquer outra coisa; e sua doença, incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sondo o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras ( Jeremias 17.9 e 10).
O coração é péssimo para decisões, péssimo líder e péssimo administrador. Ser liderado pelo coração é caminhar rumo a fracassos. As pessoas que são comandadas pelo coração estão continuamente sofrendo perdas, e a maioria tem sobrevivido em vez de viver a vida abundante conquistada na cruz.
A fé inteligente, da razão nos faz ir além de nossos limites. A fé emocional nos mantém amarrados a situações que detestamos e das quais queremos nos livrar. Temos que estar prontos para efetuar as mudanças necessárias, nos disciplinando no uso da razão. Esta disciplina nos liberta. As emoções dominando nos escraviza.

Observamos que Saul teve muito talento para uma vida de sucesso, e, no entanto, ao invés de uma história fascinante, viveu muitas perdas e foi uma decepção para Deus. Por quê?
Apesar de talentoso, analisando suas decisões, Saul foi liderado por seu coração. Muitas decisões foram tomadas de forma precipitada e emocional. Deus o rejeitou. Viveu uma vida inconstante, não usou a cabeça, não usou a razão, e nessa linha de pensamento acabou procurando uma feiticeira e findou seus dias de forma trágica, suicidando-se. Faltou razão, faltou fé inteligente automaticamente faltou obras inteligentes.
Acontece assim também com número elevado de pessoas capazes de atingir sonhos e viver uma vida abençoada e, no entanto, sobrevivem às margens da abundância. A fé que praticam é religiosa e emocional; não sabem usar a razão, são completamente lideradas pelo coração.

A Bíblia diz que o coração é enganoso. E mais, garante que não há nada mais enganoso do que ele e que esse fato é como uma doença incurável, é crônico, não tem cura. É enganoso hoje e sempre será. E deixa bem claro que o único que pode compreendê-lo é Deus.
O ser humano não é capaz de entender o próprio coração, porque as emoções oscilam; e emoções são sentimentos. Significa então, que o coração sente, a mente pensa e você não deve ir pelo que sente, mas pelo que pensa. Ao usarmos a cabeça, fazemos o que é certo ainda que não pareça certo. Quando usamos o coração fazemos o que nos parece certo.

O Senhor sonda o coração e examina a mente. Somos recompensados por Ele de acordo com nossa conduta e nossas obras.
Muitos são os que re-clamam que estão em Deus, que têm muita fé, mas que não desfrutam das Promessas do Senhor. Entendo assim, que a conduta e as obras não estão agradando a Deus.
Não basta ter fé como muitos acham que é o suficiente. É comum eu ouvir afirmações nas quais as pessoas podem perder tudo, mas não perdem a fé. Aconselho que se a fé praticada for a religiosa, emocional ou empolgada, a melhor coisa a ser feita é livrar-se dela e rápido, porque esse tipo de fé afunda ainda mais a vida da pessoa. Essa fé é sinônimo de fracasso. Tudo que é deixado para o coração decidir, o resultado é o fracasso. Isso inclui vida sentimental, profissional e espiritual.

Em um relacionamento conjugal, se o coração liderar, certamente estará fadado à destruição. Se uma empresa for administrada com o coração, falirá. Se a vida espiritual for conduzida pelo coração, a pessoa não viverá nada, além de uma religião.
Repito, as emoções oscilam, ao nos orientarmos por elas, à medida que vão oscilando, as decisões também vão se modificando e arrebenta com a vida da pessoa.
O coração jamais deixará de ser enganoso, por isso é fundamental que usemos a razão fazendo uso da mente de Cristo, oferecendo a Deus o culto racional buscando conti-nuamente a renovação da mentalidade.

Todos nós podemos nos sentir acuados, exaustos, desanimados, e isso são sentimentos que desmotivam, deprimem e estagnam a vida de quem quer que seja. E nesse ponto, quem se deixa liderar pelo coração desce ao fundo do poço do fracasso. E, o que é liderado pela razão, quando se sente desmotivado ou deprimido, resistem às emoções e conseguem reagir dando a volta por cima.
Os nossos sonhos e desejos devem ser maiores que qualquer desespero.
O talento de Saul não foi o bastante para que escrevesse uma história de sucesso. É fundamental que haja o entendimento que é preciso resistir às emoções e sermos conduzidos pela razão praticando a fé inteligente e sobrenatural. Emoções são servos incríveis mas frágeis líderes.

Repito que o coração não serve para liderar, administrar e tomar decisões que nos levam à vida abundante. Pense nisso e busque renovar a sua mente tomando assim as decisões que vai levá-lo a viver as Promessas de Deus.
Deus o abençoe muito. Amém.


Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!