Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Atitude radical

Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, pediu ao chefe dos oficiais para se abster deles (Daniel 1.8).

Sacrifício não é uma palavra popular. Não encontramos muitas pessoas dispostas a pagar preços para conquistas maiores. São poucos os que tomam atitudes radicais, decisões radicais e fazem orações radicais.
Visando algo maior, Daniel tomou uma atitude radical. A Bíblia diz que ele recebeu dez vezes mais através da atitude de fé sacrificial. O rei determinou que ele e os que estavam com ele comessem da comida real. Essa comida, porém, era consagrada aos deuses pagãos. Daniel decidiu passar os três anos de treinamento a base de água e legumes.

No capítulo seis do livro de Daniel, ele vive uma situação de perseguição por parte daqueles que invejavam seu crescimento. Co- mo estes perseguidores não encontraram nada em que pudessem pegá-lo, nem em sua conduta e tão menos em sua administração, decidiram pegá-lo em sua fé no seu Deus.
Ao saber do decreto publicado, Daniel foi para seu quarto no andar de cima da casa, onde as janelas davam para Jerulasém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ajoelhava-se e orava agradecendo ao seu Deus (Daniel 6.10).

Ao receber a péssima notícia, Daniel não permitiu que sua rotina fosse afetada. Ele mostra equilíbrio emocional, confiança, coragem, espírito determina-do em não se mover daqui- lo que acreditava.
É importante ressaltar um detalhe: o decreto determinava sentença de morte para os que o desobedecessem; a ordem era não buscar ajuda em qualquer pessoa ou deus que não fosse o rei. E mesmo correndo risco de vida, Daniel não alterou a rotina de seu viver.

Ele estava determinado a não abrir mão daquilo que acreditava. Isso é uma atitude radical.
Quando leio na Bíblia e vejo o publicano Zaqueu subindo na árvore porque queria ver Jesus e por ser de baixa estatura a multidão muito grande o impedia. Usou de criatividade, criou um meio e não somente viu Jesus como foi visto por Ele. Com essa atitude chamou a atenção do Senhor que foi para sua casa hospedando-Se nela.

Zaqueu queria uma mudança na vida! Queria e sabia que precisava de uma atitude radical. Não hesitou em tomá-la. Por ser cobrador de impostos, havia lesado muitas pessoas.
Decidiu então devolver metade dos bens e se mais alguém reclamasse Zaqueu se propôs a ressarci-lo quatro vezes mais.
Encontro pessoas repetindo a mesma frase constantemente, querendo mudança na vida. Mas, não encontro na maioria delas, disposição para tomar decisões importantes, corajosas, ou seja, tomadas de atitudes radicais.
Encanto-me com a atitude da mulher cananeia: quanta determinação havia no espírito dela. A insistência e a persistência daquela viúva batendo na porta do juiz para que julgasse sua causa.

São dois exemplos de pessoas que não estavam preocupadas com o que as pessoas poderiam pensar delas, nem com coisas insignificantes. Elas queriam algo e estavam determinadas a ter.
Não encontro emocionalismo, fraqueza, aquele tipo de gente frágil que com qualquer tipo de coisa se abate e joga tudo para o alto. A mulher cananeia foi ignorada por Jesus e chegou a ser chamada de cachorrinho por Ele.

A viúva também foi ignorada por muito tempo. No entanto, são dois exemplos de pessoas fortes. Se as pessoas fizessem orações radicais e tivessem atitudes radicais em
Deus estariam vivendo os milagres da fé.
Mas muitas estão sempre arrumando desculpas, fazendo-se sempre de desentendidas, abrindo mão daquilo que dizem que querem, com facilidade incrível. Há até as que dizem que “Eu até fui à Igreja, até fiz a campanha mas não sei porque Deus não me respondeu. A Bíblia diz em Hebreus 10. 38, que O justo viverá pela fé e se retroceder, o Senhor não Se agradará dele.

E o versículo 39 diz que Os que retrocedem serão destruídos. Isso diz tudo. Muitos têm sido destruídos porque recuam, são inconstantes, agem com extrema covardia diante dos desafios. O caráter de uma pessoa é formado por seus hábitos e os hábitos, pela disciplina; a disciplina se torna em hábito que se torna em caráter.
De origem latina, caráter quer dizer “entalhado”. As pessoas precisam desenvolver o caráter de Deus, ser entalhadas com mudanças de hábitos através de outro sistema de disciplina, a disciplina da fé viva.

As pessoas precisam se habituar a buscar a Deus continuamente. Certamen- te se Daniel não tivesse o hábito de se relacionar bem com Deus não teria tanta estrutura para suportar os trancos que recebeu. Por se relacionar tão bem com Deus, conhecer tão bem a Deus e por saber quem Ele era em Deus, tomou sempre a atitude certa, os desafios foram encarados e vencidos.
Enquanto as pessoas não cooperarem com a obra de Deus em suas vidas, não terão a vida que querem. Deus não trabalha sozinho e repito isso sempre. As pessoas precisam trocar o dáme por faça-me. Enquanto não entregarem o controle de suas vidas a Deus permitindo que Ele faça a Sua vontade não vão desfrutar da vida abençoada que tanto querem.

É comum ouvir pessoas dizerem que não sabem o que Deus quer delas. Particularmente acredito que muitas não querem dar o que Deus quer. E por falta de sinceridade tentam se esconder e se fazem de desentendidas.
Acredite no que vou lhe dizer: se você não estiver disposto a fazer concessões, a entrar no sistema de Deus tomando decisões com atitudes realmente radicais, não conseguirá atingir o nível que diz tanto querer. Deus espera maturidade, flexibilidade e prática das Suas obras.

Minha orientação a você é: faça o que tem que ser feito porque certamente você quer algo de Deus e eu digo que Deus quer algo de você. Dê logo o que Ele quer e Ele vai dar logo o que você quer. Dê um basta à covardia e às dúvidas.
Covardes e incrédulos não herdarão o reino dos céus.

Impossível então, será viverem em vitórias.
O espírito que Deus nos deu é de força e é ele que deve abundar em sua vida. Possivelmente você coloca força em muita coisa que não o leva a lugar algum. Pegue o exemplo desses personagens bíblicos e de tantos outros e coloque força na coisa certa, isto é, em agradar a Deus e consequentemente viver Suas Promessas.

Sem uma atitude radical você não vai subir para um nível mais alto. Deus o abençoe.

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!