Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Intimidade com Deus

Muita gente diz que conhece a intimidade dos grandes astros do futebol, como Ronaldo – o fenômeno – Cacá, Ronaldinho Gaúcho, e outros de segmentos profissionais diferentes.

Conhece mesmo? Já almoçou com ele? Sentou-se junto para um café e contou-lhe os problemas e ouviu os dele? Pois é; então só se conhece por informação, de ouvir falar.

Para conhecer a intimidade de alguém é preciso ser íntimo desse alguém. Ouvir falar, ler sobre alguns hábitos do “global” em alguma revista de elevado status na mídia, é uma coisa; viver a intimidade com o astro é outra coisa!

Para ser íntimo, é preciso ter contato rotineiro com o astro. Nesse contato, basta um chamado e o astro – que é íntimo – atende. E isso acontece? Não. Nem mesmo o endereço ou um número de telefone dele se tem. Não existe a tal intimidade. Não existe relacionamento, porque quando existe, ele vale para todos e quaisquer momentos. E o melhor: sempre em que um pedido é feito ou um problema é exposto, a solução vem a galope.

Quando se é íntimo de alguém, tem-se a vontade de ficar com esse alguém, permanecer ao lado dele em companhia constante, andar com ele, conversar, expressar-se com afeto e partilhar todas as circunstâncias; caminhar com comunhão de pensamentos e de vivência, pois, a intimidade existe. Uma fração de tempo que se fica distante e sem comunicação, as duas partes ficam incomodadas, porque, sentem falta do contato. Um sempre procura agradar ao outro. Sabem que se, desagradarem e decepcionarem um ao outro haverá o afastamento, a quebra da intimidade e o distanciamento será fatal.

O envolvimento de um com o outro é uma constante. Partilham tudo: o sacrifício pessoal, a mesma fé espiritual e as finanças não lhes são desconhecidas. Um está pelo outro a ponto de atender de pronto, as necessidades mútuas. Procuram agradar-se com ofertas de presentes comprados com muita escolha e zelo. Servem-se mutuamente.

Quando há intimidade entre as pessoas, nunca se mede sacrifícios. A qualquer hora ou em qualquer circunstância, o empenho por estar sempre em companhia um do outro é uma necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo… (Atos 2. 46). E todos os dias acrescentava o Senhor à Igreja aqueles que se haviam de salvar (Atos 2. 47).

Pois bem; com Deus não é diferente. E como se estabelece essa relação com Deus?

Se quiser obter um relacionamento com Deus, comece a tomar atitudes corretas, atitudes de envolvimento verdadeiro com Ele, porque Deus é justo e reto; bom e verdadeiro.

Ser humano algum pode afirmar que é íntimo de Deus se apenas ouve falar d’Ele. Jamais será. Só se é íntimo com Deus quando há comunhão profunda com Ele. Quando a busca em estar na Sua Santa Presença é uma necessidade, e então, gera alegria, bem estar e segurança. Nessa intimidade procura-se andar com Ele, nos caminhos d’Ele, agradá-l’O e servi-l’O.

A intimidade com Deus estrutura-se em três tipos de sacrifício: físico, espiritual e financeiro.

A Igreja existe para que você ouça a Palavra com que o Espírito Santo quer alimentá-lo através dos homens de Deus. Deus Se agrada por você buscá-l’O na Igreja. Exige sacrifício físico você deixar sua casa, muitas vezes cansado do dia de trabalho, com muita chuva, muito calor ou frio em excesso, muitos imprevistos, e ir buscá-l’O na Casa que é ungida para esse fim.

Jejuar também não é fácil. Exige sacrifício físico e espiritual. Abster-se das coisas que satisfazem a carne, não comer nem beber por determinado período, abster-se sexualmente na vida conjugal pelo tempo do jejum, abster-se de palavras que não precisam ser ditas, permanecer em espírito mais do que o normal, exige sacrifício físico e espiritual. Grandes vitórias e conquistas estão sendo testemunhadas como resultado dos períodos de jejuns, sacrifícios e momentos grandiosos de intimidade com o Senhor, durante a campanha “Meus Projetos de Conquistas”.

Para obter a intimidade que você precisa e deseja com Deus, é preciso também o sacrifício material, financeiro. Desprender-se do mundo, confiar que Deus é com você e que todas as coisas provêm d’Ele. Devolver-Lhe os dízimos, fazer-Lhe ofertas e votos de sacrifícios: isso é bíblico e faz com que Ele Se alegre de você. E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.

E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor (2 Crônicas 7. 1 e 2). Reflita, também, sobre 2 Crônicas 7. 14).

Quando há intimidade, você atende ao Senhor e Ele o atende. Você anda com Ele e Ele permanece ao seu lado. Isso é intimidade. Lembro-o que dessa intimidade é somente um que se afasta: você. Porque Deus jamais Se afasta de quem anda com Ele.

Estamos em abril. Você pode ter começado o ano com maus resultados; porém, muito bem nas atitudes: atitudes novas de entrega, de sacrifícios, de intimidade com o Senhor.

O livro de Juízes relata uma guerra em que, para entrar nela o povo consultou o Senhor Deus: “Devemos ir, Deus?” “Vão.” Foram e voltaram derrotados. Segunda vez: “Devemos ir Senhor?” “Vão.” Foram e voltaram derrotados. Choraram, lamentaram, entraram em profunda meditação. Jejuaram, oraram, apresentaram a Deus sacrifícios e foram falar com Ele: “Devemos ir Senhor?” “Vão. E amanhã mesmo entregarei a vitória em suas mãos.”. Foram e ganharam a guerra. Houve aproximação com Deus em forma de sacrifícios. Houve atitude de renúncia, de intimidade com o Senhor. E era exatamente isso que Deus estava esperando do povo.

Orar, jejuar e sacrificar a favor dos projetos de conquistas para 2011, não deve ser prática somente do período intenso da campanha, pois ela permanece no decorrer do ano e por toda a vida. E a perseverança em manter a intimidade com o Senhor deve estar clara todos os dias.

Sacrifícios e intimidade com Deus: chave para realização humana completa, total, de grandes vitórias.

Bispo

Maurílio Júnior Ribeiro

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!