Jesus te ama!

"Entrgue teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará" Salmos 37.5

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A Bênção que Enriquece


"A Bênção do Senhor é que enriquece, e não acrescenta dores"

“Elimeleque e Noemi na terra de Moabe” (Rute Cap. 1)




1. Porque Elimeleque saiu a peregrinar:
Havia fome na terra de Israel, e eles não estavam dispostos a participarem do sacrifício com o seu povo; poderiam ter se reunido e orado ao Senhor de Israel, para que voltassem as abundâncias à terra. Não! Abandonaram os seus irmãos e foram “garimpar” bênçãos em terra estranha.

Elimeleque não foi sozinho; arrastou mais três pessoas: a mulher e dois filhos.

2. Aonde foram peregrinar, buscar soluções para os seus problemas?!

Moabe (desejo). Atual Jordânia, é a terra dos filhos das filhas de Ló, com o próprio pai (Amon e Moabe). Quando da passagem de Israel para a terra de Canaã (Palestina), deveriam passar por Moabe. Deus orientou a Moisés para que não guerreasse contra os moabitas, devido ao parentesco com Israel, porém, quando Balaque, rei de Moabe viu o número do povo de Israel, acampados nas proximidades, alugou Balaão um profeta pagão (talvez, advinho) para amaldiçoar o povo de Deus. (Balaão significa: “devorador”, e Balaque, “seco”, “esgotado”).

3. Resultados dessa peregrinação: a) desastre; b) morte; c) tribulação; d) arrependimento; e) retorno.

Elimeleque não encontrou a bênção desejada, mas sim, a morte; agora, Noemi estava viúva, com dois filhos, casados com mulheres estrangeiras (Rute e Orfa). Logo, estes rapazes também morreram, deixando três viúvas: Noemi e suas duas noras, aumentando a dor e a tribulação de Noemi.

Os nomes: Elimeleque = Deus é Rei; Noemi = Doçura; Maalom = Adoentado; Quiliom = fim da ruína;

Maalom casou-se com Rute (Vistosa); Quiliom com Orfa (pescoço, juba). Maalom (adoentado), morreu; Quiliom, também. Agora, Noemi estava passando por uma tribulação aguda: perdeu o marido, perdeu os dois filhos, e tinha duas noras viúvas para com ela sofrerem a sua dor. Deus, na sua infinita misericórdia, sempre se compadeceu do pecador, e providenciou um meio de salvação para Noemi (nem tudo estava perdido; Deus levanta do pó). Este meio foi a sua nora Rute, estrangeira, que, mesmo sabendo da situação difícil para a sua sogra, não a abandonou, mas assumiu sofrer com o povo de Deus: “onde quer fores, irei eu; onde pousares, ali pousarei; o teu povo é o meu povo, e o teu Deus é o meu Deus”.

Rute estava disposta a ir com sua sogra, de volta a Israel. Noemi agora era como o filho pródigo; voltaria de mãos vazias, magra, faminta, cabisbaixa, mas voltou! O seu povo a recebeu de braços abertos, enquanto ela dizia: não me chameis de Noemi, e sim de Mara. Por fim, Deus mudou o pranto de Noemi em alegria; a sua dor foi banida, e o seu amargor, voltou a ser doçura. Ela não mais sofreria fome, porque Deus já havia abençoado a terra de Israel, a sua casa paterna. Já havia abundância na terra.

Rute, estrangeira, encontrou Boaz (nele está a força) e Deus permitiu que esta estrangeira se tornasse parte da família de Deus (Ef. 2:19), e ela veio a ser a avó de Davi, de cuja linhagem nasceu Jesus Cristo, que nos fez filhos de Deus por adoção.

Verdade prática:

Você tem sua Igreja, seu povo. Deus está presente, velando pelo seu povo, para o abençoar. Você não tem necessidade de sair “garimpando” bênçãos ou alimento espiritual em outras terras. Busque a Deus, aqui, com o seu povo. Ore, junte-se aos que se empenham pelo bem da casa de Deus, onde você serve, para que ela seja a cada dia abençoada, e que haja alimento suficiente para saciar a fome espiritual de todos os que a ela se achegam.

Deus hoje muda a tua história para bem, como aconteceu com Noemi.

Aqui está a “Bênção de Deus, que enriquece e não acrescenta dores"

Pr. Artur Gabriel

Textos Bíblicos para meditação, durante a semana:

1) Bênçãos pela obediência: Ex. 23:25; 2) Buscai primeiro o Reino de Deus – Mt. 6:23; 3) Aos limpos de mãos e puros de coração – Sl. 24:4, 5; 4) Bênçãos para os fiéis – Pv. 28:19, 20; 5) Fazendo prova de Deus - Ml. 3:10; 6) Quando Deus abençoa, ninguém pode amaldiçoar – Nm. 23:19, 20; Rm. 8:1; 7) A Bênção de Arão - Nm. 6:24-26

Nenhum comentário:

APROVEITE BEM O SEU DIA, COM MUITA ALEGRIA!